Santa Juliana de Nicomedia

16Fev S. Juliana de NicomediaSanta Juliana de Nicomedia terá nascido no ano de 285 em Nicomedia (atual Turquia) e faleceu no ano de 304 ou 305. Juliana era filha duma família ilustre de Nicomedia, o seu pai de nome Africano era pagão (prestava culto a vários deuses) e a sua mãe agnóstica (não acreditava em nenhum Deus). Devido à sua situação familiar, Juliana batizou-se em segredo e entregou-se inteiramente a Cristo.
Santa Juliana de Nicomedia era filha de Africano, homem rude e pagão, e, desde a infância, havia abraçado o cristianismo. Quando soube que o pai a tinha prometido a um jovem nobre chamado Evilásio, não pode deixar de sentir certa repugnância pois Evilásio era também pagão.
Santa Juliana era uma filha obediente e submissa ao seu pai, contudo não poderia aceitar o casamento com um homem pagão. Então depois de pensar muito sobre a situação, foi procurar Evilásio e ter-lhe-á dito que só casava com ele quando este fosse prefeito da cidade.
Evilásio que tinha grande influência na cidade, tornou-se prefeito da mesma pouco tempo depois. Foi então ter com Santa Juliana de Nicomedia que lhe respondeu que era cristã e que não poderia de modo algum unir-se a um pagão, convidando o jovem Evilásio a converter-se ao cristianismo.
Muito agastado, Evilásio procurou o pai de Santa Juliana que tentou a todo o custo demovê-la da sua posição. Africano tratou Santa Juliana com carinho, ameaças e até punições físicas. Vendo que não conseguia mudar a opinião da filha fez-lhe um ultimato, ou se casava ou ia a tribunal. Santa Juliana preferiu ir a tribunal e Evilásio, na qualidade de prefeito, intimou-a a prestar declarações sobre a fé. Como Santa Juliana não renunciou à fé cristã, Evilásio mandou-a prender.
Nessa mesma noite, no interior da cela apareceu a Santa Juliana um anjo, luminoso, que lhe disse:
- Juliana, sacrifica aos deuses! Deves obedecer à vontade do imperador.
Santa Juliana pensou porque lhe haveria Deus de lhe pedir tal coisa. Aquilo só podia ser obra do demónio. Assim orou com fervor, suplicando ao Senhor que lhe desse forças para vencer a tentação.
Evilásio fê-la passar pelos suplícios mais atrozes. Por fim, mandou decapitá-la.

Santa Juliana de Nicomedia rogai por nós!

• S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Anjos. L 1 Dan 7, 9-10. 13-14 ou Ap 12, 7-12a; Sal 137, 1-2a. 2b-3. 4-5 Ev Jo 1, 47-51 * Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial. * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo Emérito de Beja (1996). * Na Diocese do Porto – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Vitorino José Pereira Soares, Bispo Auxiliar (2019). * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – S. Miguel, Titular da Igreja Concatedral de Castelo Branco – SOLENIDADE * Na Ordem Beneditina – S. Miguel e todos os Santos Anjos – FESTA * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. Miguel e todos os Anjos – FESTA

Ter. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Qua. Set. 30
São Jerónimo

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.