Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Jerónimo Emiliano

Sábado, 08 Fevereiro 2020por Visualizações : 5748

8fev S. Jeronimo EmilianoSão Jerónimo Emiliano nasceu em 1481 em Veneza (Itália) e faleceu a 8 de fevereiro de 1537 em Somasca, Itália. São Jerónimo Emiliano nasceu no seio de uma família rica e tinha três irmãos.  O seu pai era senador e a sua mãe chamava-se Eleonora Morosini e educou-o de acordo com as virtudes cristãs. Tinha três irmãos.

São Jerónimo Emiliano ficou órfão de pai ainda novo e quis entrar para o exército. São Jerónimo passou então a levar uma vida desregrada e cheia de vícios. Passou a ser muito violento e rude.

Aos 25 anos de idade, São Jerónimo Emiliano foi envolvido na guerra contra a Liga de Cambraia (coligação militar que envolvia os reis Luís XII da França, Maximiliano da Alemanha, Fernando da Espanha, e o Papa). São Jerónimo Emiliano foi preso em Castelnuovo (Itália) e ficou preso no Santuário de “Santa Maria Maior” em Treviso, durante um mês. Foi acorrentado nos pés e penduraram uma bola de pedra no seu pescoço. Lembrando dos ensinamentos da mãe, São Jerónimo Emiliano arrependeu-se dos seus pecados e passou a oferecer aquele sacrifício pela sua conversão.

Enquanto estava preso e acorrentado, São Jerónimo Emiliano fez uma promessa à Nossa Senhora de uma peregrinação penitencial, no caso de ser libertado. Na manhã do dia 27 de setembro de 1511, apareceu-lhe uma mulher vestida de branco, que lhe entregou as chaves para abrir as algemas e a porta da torre. Conquistada a liberdade o santo encontrou-se no meio do exército inimigo e pior ainda, sem conhecer a estrada. Recorreu novamente a Nossa Senhora que o guiou até a vista da muralha da cidade. São Jerónimo Emiliano foi parar à Igreja de Treviso. Lá, colocou as chaves e as correntes sobre o altar e confirmou ali sua conversão a Deus.

Quando saiu em liberdade, São Jerónimo Emiliano desfez-se de toda a fortuna e consagrou-se a uma missão muito especial, compartilhar e viver em comunidade com os órfãos, os pobres e os doentes. Assim, em 1531 fundou um instituto de religiosos na cidade de Somasca, Itália, a que deu o nome de Companhia dos Servos dos Pobres, no entanto rapidamente foram chamados de “padres Somascos”. Jerónimo Emiliano permaneceu leigo e dedicou a sua existência a Deus e à caridade.

A motivação da vida espiritual do santo foi o desejo de devolver a Igreja ao estado de santidade das primeiras comunidades cristãs. Este mesmo ideal determinou o modo de organizar a vida das casas que acolhiam os órfãos. O grupo religioso destacou-se por proporcionar educação gratuita aos menores abandonados e órfãos.

Morreu a 8 de fevereiro de 1537, após ter contraído a peste cuidando dos doentes e sepultando os mortos. Apesar disso cuidou dos enfermos até os últimos momentos de sua vida. Deixou o seguinte testamento: “Segui o caminho do Crucificado, desprezai a iniquidade, amai-vos uns aos outros e servi aos pobres”.

Foi canonizado no ano de 1767. Em 1928, o Papa Pio XI declarou-o Padroeiro dos órfãos e das crianças abandonadas.

 

São Jerónimo Emiliano rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Abr. 19
Santo Alfege de Abingdon
Sex. Abr. 19
Santo Expedito
Sex. Abr. 19
São Leão IX
Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor
Sáb. Abr. 20
Santa Inês de Montepulciano

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18