Erro
  • Erro ao carregar sinal web

Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Cinco Chagas do Senhor

Sexta-feira, 07 Fevereiro 2020por Visualizações : 9130

7fev 5 chagas do SenhorAs Cinco Chagas do Senhor, que hoje celebramos, são as feridas feitas no corpo de Jesus no momento da sua crucificação. Uma em cada um dos seus pés e mãos, feitas pelos pregos que O pregaram na cruz e a última, no seu lado, feita pela lança do soldado romano. Segundo o site gaudium press, esse soldado romano chamar-se-ia Longinus e ter-se-á convertido ao catolicismo.

Esta Festa Litúrgica, eminentemente Portuguesa, tem uma longa tradição que remonta aos primórdios da nossa nacionalidade. São Bernardo de Claraval (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/08/20/18513/-/s-bernardo.html), primo de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, foi um grande difusor da devoção às Chagas de Jesus. Tendo enviado monges para o Mosteiro de Alcobaça, Portugal, dali os religiosos propagaram a devoção que acabou ficando impregnada na alma dos portugueses.

Essa devoção conquistou a nação lusa de tal maneira, que a atual bandeira tem ainda presentes as Cinco Chagas de Cristo, que nem o vento do Liberalismo nem a fúria anticlerical da República ousou retirar. Esta é uma festa litúrgica portuguesa e do mundo português que nos foi concedida pelos Romanos Pontífices, a partir do Papa Bento XIV (1740-1758).

Luís de Camões na sua obra “Os Lusíadas” publicada em 1572, faz eco da devoção dos portugueses às cinco chagas do Senhor (Canto I, 7).

"Vós, tenro e novo ramo florescente

De uma árvore de Cristo mais amada

Que nenhuma nascida no Ocidente,

Cesárea ou Cristianíssima chamada;

(Vede-o no vosso escudo, que presente

Vos amostra a vitória já passada,

Na qual vos deu por armas, e deixou

As que Ele para si na Cruz tomou)".

O primeiro ato de adoração às Santas Chagas do Senhor foi realizado pela Virgem Maria quando desceram Jesus da Cruz.

Jesus é descido da Cruz. Cuidadosamente, Nicodemos, José de Arimatéia e São João conduzem-nO até Maria e depositam-nO no seu regaço. Maria, trespassada de dor, por ter acabado de ver o seu filho morrer, acolhe-O e adora-O.

Podemos até imaginar que enquanto as outras mulheres preparam os bálsamos com que irão em breve ungi-Lo, para ser depositado no sepulcro, a Virgem Maria contempla uma a uma, as cinco chagas do seu divino filho Jesus Cristo.

Por causa daquelas Santíssimas Chagas, Maria foi preservada do pecado original e aos Homens de boa vontade abriram-se as portas do Céu.

Poucos dias após a ressurreição, é o próprio Redentor que convida o incrédulo Tomé a ter devoção às suas Santas Chagas. Já deslumbrado, São Tomé (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/03/58028/-/s-tom%C3%A9.html) respondeu-Lhe: “Meu Senhor e meu Deus!” De São Tomé até nossos dias, muitos foram os devotos e propagadores desta belíssima devoção.

São Francisco de Assis (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/10/04/48947/-/s-francisco-de-assis.html), e São Pio de Pietrelcina (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/09/23/58110/-/s-pio-de-pietrelcina.html) são dois santos que foram compensados com os estigmas da Paixão de Cristo. É um modo maravilhoso de Deus condecorar alguns daqueles a quem mais ama, na face da terra.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1 Ap 15, 1-4; Sl 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9 Ev Lc 21, 12-19 * Na Diocese de Beja – Aniversário da tomada de posse de D. José João dos Santos Marcos. * Na Diocese da Viana do Castelo – Aniversário da tomada de posse de D. João Evangelista Pimentel Lavrador. * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Manifestação da Virgem santa Maria da Medalha Milagrosa – FESTA

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18