Rábano Mauro

Terça-feira, 04 Fevereiro 2020por Visualizações : 5795

4fev Rabano MauroRábano Mauro nasceu por volta do ano 780 em Mainz (Alemanha) e faleceu na mesma cidade a 4 de fevereiro de 856 na mesma cidade. Era filho de membros da aristocracia, os seus pais eram Waluran e Waltrat.

Quando era criança, Rábano Mauro em 790/791 entrou na abadia beneditina de Fulda, onde fez os seus primeiros estudos e em 801 foi ordenado diácono. Pouco tempo depois, Rábano Mauro foi enviado para concluir os estudos em Tours (França), sob a orientação de Alcuino de Iorque. Foi o próprio Alcuíno de Iorque quem lhe deu o apelido de "Mauro", em memória do discípulo favorito de Bento de Núrsia (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/07/11/57946/-/s-bento.html).

Esta inserção precoce de Rabano como "puer oblatus" no mundo monástico beneditino, e os frutos que obteve para o seu crescimento humano, cultural e espiritual, abririam sozinhos uma espiral interessantíssima não só sobre a vida dos monges e da Igreja, mas também sobre toda a sociedade da sua época, habitualmente qualificada como "carolíngia". Deles, ou talvez de si mesmo, Rabano Mauro escreve: "Há alguns que têm a sorte de ser introduzidos no conhecimento das Escrituras desde a tenra infância" e foram tão bem nutridos com o alimento oferecido pela Santa Igreja que, com a educação apropriada, puderam ser promovidos às ordens sagradas mais altas".

Depois de dois anos a estudar em tours, Rábano Mauro retornou a Fulda para dirigir a escola anexada à abadia. Em 814 ele foi ordenado sacerdote. Após uma peregrinação a Jerusalém, em 817 voltou para a abadia de Fulda. Nos vinte anos de sua abadia, Rábano Mauro escreveu a maioria de suas obras, continuou a reconstrução dos edifícios monásticos iniciados por seu antecessor, fortaleceu o scriptorium da abadia, cuja biblioteca se tornou uma das mais ricas da Europa.

Em 842 renunciou como abade e retirou-se para Petersberg, perto de Fulda, onde continuou a sua atividade académica. Em 847 foi eleito bispo de Mainz, cargo que ocupou até sua morte, distinguindo-se pela sua preocupação com os seus diocesanos, especialmente durante a grave fome de 850, mas também pelas rígidas posições tomadas em litígios teológicos e eclesiásticos.

Rábano Mauro faleceu a 4 de fevereiro de 856.

É lembrado como "praeceptor Germaniae" ("professor da Alemanha", em latim).
Pensa-se que seja o autor do hino Veni Creator Spiritus.