Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Anscário

Segunda-feira, 03 Fevereiro 2020por Visualizações : 5096

3fev S. AnscarioSanto Anscário ou Ansgário de Hamburgo, nasceu a 8 de setembro de 801 em Amiens (França) e faleceu a 3 de fevereiro de 865 em Brema (Alemanha). Também é conhecido como Santo Óscar.

Desde pequeno, Santo Anscário conviveu com os monges beneditinos da cidade de Corbiè. Na infância, estudou no colégio do mosteiro, onde regressou, mais tarde, para se tornar monge e professor interno. Aos vinte e três anos, Santo Anscário foi exercer esta função na Saxónia (Alemanha).
Santo Anscário começou a destacar-se quando o novo rei da Dinamarca, em 826, o convidou a instalar uma missão evangelizadora nas cidades de Hedeby e Ribe, para conversão dos seus súditos, quase todos pagãos. Esta oportunidade foi bem aproveitada por Santo Anscário, porém um ano depois o rei foi deposto e exilado. Santo Anscário seguiu o rei e abandonou a Dinamarca.

No ano 829, Santo Anscário foi enviado como missionário para a Suécia, junto com o monge Vitimaro, estabelecendo-se na cidade de Birka. Reinava então um rei chamado Björn, que o recebeu amigavelmente e o autorizou a celebrar missa e pregar a religião cristã. O santo converteu e batizou o rei. Após um ano e meio de trabalho os resultados pareciam mostrar boas bases e o Papa Gregório IV, designou-o como seu delegado na Alemanha, onde o imperador Ludovico, o Pio, que era filho e sucessor de Carlos Magno, desejava criar na diocese de Hamburgo uma nova estrutura eclesiástica, vocacionada para a missão de evangelizar os dinamarqueses, suecos, eslavos e bálticos.
Santo Anscário aceitou a ocasião para ampliar as fronteiras da evangelização. No ano de 834, foi consagrado arcebispo de Hamburgo. Assim, pode dar maior estabilidade à missão na Suécia, consagrando seu companheiro, o monge Vitimaro, bispo daquela diocese.

No ano 840, com a morte do rei Ludovico, o Pio (rei da Aquitânia – região da atual França), a aliança do império franco-alemão ficou enfraquecida e as invasões dos bárbaros normandos começaram a devastar toda a Europa setentrional. Esta reviravolta política, desintegrou toda a estrutura organizada por Santo Anscário, começando pela Dinamarca, depois Suécia e finalmente Hamburgo, em 845. Nesta ocasião, o santo teve apenas tempo para salvar as relíquias da sua igreja.
Depois de alguns anos no mosteiro alemão de Brema, Santo Anscário decidiu recomeçar a partir da Suécia, para onde voltou.

O, então, rei Olavo autorizou a evangelização cristã, que ele organizou sozinho, primeiro formando bons missionários, depois indicando a região onde iriam atuar. Assim, o santo vivia em constante peregrinação, fortalecendo com a sua presença as novas bases iniciadas.
Santo Anscário sempre soube que a sua obra missionária estaria sujeita aos interesses destes reis do Norte, minados pelas inúmeras alianças políticas e religiosas e por vários fatores externos, mas nunca desistiu. Nos últimos anos, sentiu que as raízes para um cristianismo profundo no Norte estavam nascendo, embora semeadas em meio dos temporais, como resultado de sua obstinada esperança e fé inabalável.
Morreu no dia 3 de fevereiro de 865 no mosteiro de Brema, Alemanha. A Igreja, por justa razão, proclamou-o "apóstolo dos povos escandinavos".

Foi canonizado pelo Papa Nicolau I.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18