Santo Anscário

Segunda-feira, 03 Fevereiro 2020por Visualizações : 5096

3fev S. AnscarioSanto Anscário ou Ansgário de Hamburgo, nasceu a 8 de setembro de 801 em Amiens (França) e faleceu a 3 de fevereiro de 865 em Brema (Alemanha). Também é conhecido como Santo Óscar.

Desde pequeno, Santo Anscário conviveu com os monges beneditinos da cidade de Corbiè. Na infância, estudou no colégio do mosteiro, onde regressou, mais tarde, para se tornar monge e professor interno. Aos vinte e três anos, Santo Anscário foi exercer esta função na Saxónia (Alemanha).
Santo Anscário começou a destacar-se quando o novo rei da Dinamarca, em 826, o convidou a instalar uma missão evangelizadora nas cidades de Hedeby e Ribe, para conversão dos seus súditos, quase todos pagãos. Esta oportunidade foi bem aproveitada por Santo Anscário, porém um ano depois o rei foi deposto e exilado. Santo Anscário seguiu o rei e abandonou a Dinamarca.

No ano 829, Santo Anscário foi enviado como missionário para a Suécia, junto com o monge Vitimaro, estabelecendo-se na cidade de Birka. Reinava então um rei chamado Björn, que o recebeu amigavelmente e o autorizou a celebrar missa e pregar a religião cristã. O santo converteu e batizou o rei. Após um ano e meio de trabalho os resultados pareciam mostrar boas bases e o Papa Gregório IV, designou-o como seu delegado na Alemanha, onde o imperador Ludovico, o Pio, que era filho e sucessor de Carlos Magno, desejava criar na diocese de Hamburgo uma nova estrutura eclesiástica, vocacionada para a missão de evangelizar os dinamarqueses, suecos, eslavos e bálticos.
Santo Anscário aceitou a ocasião para ampliar as fronteiras da evangelização. No ano de 834, foi consagrado arcebispo de Hamburgo. Assim, pode dar maior estabilidade à missão na Suécia, consagrando seu companheiro, o monge Vitimaro, bispo daquela diocese.

No ano 840, com a morte do rei Ludovico, o Pio (rei da Aquitânia – região da atual França), a aliança do império franco-alemão ficou enfraquecida e as invasões dos bárbaros normandos começaram a devastar toda a Europa setentrional. Esta reviravolta política, desintegrou toda a estrutura organizada por Santo Anscário, começando pela Dinamarca, depois Suécia e finalmente Hamburgo, em 845. Nesta ocasião, o santo teve apenas tempo para salvar as relíquias da sua igreja.
Depois de alguns anos no mosteiro alemão de Brema, Santo Anscário decidiu recomeçar a partir da Suécia, para onde voltou.

O, então, rei Olavo autorizou a evangelização cristã, que ele organizou sozinho, primeiro formando bons missionários, depois indicando a região onde iriam atuar. Assim, o santo vivia em constante peregrinação, fortalecendo com a sua presença as novas bases iniciadas.
Santo Anscário sempre soube que a sua obra missionária estaria sujeita aos interesses destes reis do Norte, minados pelas inúmeras alianças políticas e religiosas e por vários fatores externos, mas nunca desistiu. Nos últimos anos, sentiu que as raízes para um cristianismo profundo no Norte estavam nascendo, embora semeadas em meio dos temporais, como resultado de sua obstinada esperança e fé inabalável.
Morreu no dia 3 de fevereiro de 865 no mosteiro de Brema, Alemanha. A Igreja, por justa razão, proclamou-o "apóstolo dos povos escandinavos".

Foi canonizado pelo Papa Nicolau I.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III