Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Estêvão Bellesini

Segunda-feira, 03 Fevereiro 2020por Visualizações : 5735

  

3fev B. Estevao BellesiniBeato Estevão Bellesini nasceu a 25 de novembro de 1774 em Trento (Itália) e faleceu a 2 de fevereiro de 1840. Era filho de José Bellesini, notário em Trento descendente de antiga família espanhola, e de Maria Orsola Meichlpeck, de ilustre casa belga. Beato Estêvão Bellesini foi batizado como Luís.

Pouco se sabe da sua infância, para além de que o beato estudou em escolas locais.

Aos 17 anos, Beato Estêvão Bellesini entrou no noviciado agostiniano do convento de São Marcos, no qual um tio materno era superior. Mudou o nome para Estêvão. De Trento foi para o noviciado em Bolonha. Um ano depois fez sua profissão solene.

Depois de uma estadia breve em Roma, o beato regressou a Bolonha, onde estudou filosofia e teologia. Ali recebeu o subdiaconato.

No final de 1796 os frades que se encontravam em Bolonha foram expulsos e os seus bens confiscados. O beato Estêvão Bellesini voltou para o convento de Trento, onde ainda reinava a tranquilidade. O beato ficou encarregado de zelar pela sacristia e da pregação, o que fazia com grande zelo, sendo os seus sermões muito apreciados e concorridos.

Foi ordenado sacerdote a 5 de novembro de 1917. Como se encontrava gravemente doente, no dia da cerimónia uma maca foi levada até à igreja para que a ordenação pudesse ter lugar.

Como sacerdote, o beato continuou as suas pregações ainda com mais fruto, confluindo público de toda a redondeza para acompanhar o seu catecismo e sermões.Entretanto a Revolução chegou a Trento com a vitória das tropas de Napoleão, e os conventos foram fechados. Os sacerdotes foram então obrigados a prestar juramento, semelhante ao da Constituição Civil do Clero, em França para que pudessem continuar a exercer livremente.

O beato Estêvão Bellesini não fez o juramento e viu-se obrigado a regressar à casa paterna. Aí, o beato, inicia assim a Scola per gente (Escola para as gentes, como a passaram a chamar os meninos), onde os alunos pobres recebiam tudo, desde livros até o pão. O beato pretendia educar cristãmente e no santo temor de Deus a juventude. Por isso, além de aprender a ler e a escrever, os alunos recebiam também aulas de catecismo. Em pouco tempo, passaram a frequentar a escola quatrocentas a quinhentas crianças.

Viviam-se tempos complicados e o beato tinha que desdobrar-se e sobretudo confiar muito na Providência Divina, a fim de conseguir os meios necessários para manter a casa.

As escolas dos concorrentes andavam vazias o que fez com que fosse iniciada uma campanha de difamação contra o Padre Estêvão Bellesini. Mais tarde o beato foi denunciado ao governo, mas este, que conhecia bem o Pe. Bellesini, aprovou e louvou o seu trabalho. Aos poucos as outras escolas tiveram que fechar, sendo a do beato Estêvão Bellesini a única que permaneceu aberta. No ano 1812 foi nomeado diretor geral de todas as Escolas do Trento.

Tudo parecia correr de feição, no entanto para o beato Estêvão Bellesini falta-lhe a vivência de religioso, que não conseguia viver estando em Trento. Assim no ano de 1817 e para que não o impedissem partiu para Roma sem dizer a ninguém para onde iria. Ao tomar conhecimento da “fuga” do Beato, o governo austríaco, fez-lhe várias promessas de cargos honoríficos e altos salários, contudo o beato não aceitou.

Em Roma, no convento Santo Agostinho foi designado Mestre de Noviços, cargo que exerceu depois também em Città della Pieve, na Umbria e mais tarde em Genazzano.

No convento de Genazzano, o beato Estêvão Bellesini exerceu o cargo de mestre de Noviços com a função de sacristão. Demonstrou aí um empenho amoroso pela beleza e decoro do santuário e do culto.

No ano de 1831 foi designado pároco. Tornou-se o sustentáculo da vida comum, o pai dos pobres, o consolador dos aflitos. Era cena muito comum ver o Beato com um feixe de lenha às costas, dirigindo-se a alguma casa. Chegava a dar a própria roupa aos pobres.

O beato Estêvão Bellesini era devoto do Santíssimo Sacramento e da Mãe do Bom Conselho.

Depois de uma visita a um doente com peste o beato sentiu-se depauperado e febril, porém continuou as suas funções até uma semana antes de falecer a 2 de fevereiro de 1840.

Foi beatificado pelo grande Papa São Pio X, em 27 de dezembro de 1904.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18