São José Freinademetz

Quarta-feira, 29 Janeiro 2020por Visualizações : 6145

29 1 S. Jose FreinademetzSão José Freinademetz nasceu a 15 de abril de 1852 em Oies, num pequeno lugar com apenas cinco casas nos montes Dolmitas (Itália). São José Freinademetz foi batizado no dia em que nasceu. Da sua família herdou uma fé simples e uma grande capacidade de trabalho.

Aos 20 anos (em 1872), ingressou no seminário maior diocesano de Bressanone (Brixen- Itália), onde completou os estudos teológicos. Foi ordenado sacerdote em 25 de julho de 1875, e foi destinado pelo seu bispo para a comunidade de S. Martinho di Badia (Paróquia de S. Martinho), muito próximo da casa paterna. Humilde, generoso, rico em humanidade e sincero, logo ganhou o coração de todos.

No entanto, o apelo ao serviço da missão não o abandonou. Dois anos após a ordenação entrou em contacto com o P. Arnaldo Janssen (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/14/3966/-/s-arnaldo-janssen.html), Fundador da casa de Steyl, que ficaria a conhecer-se como Congregação do Verbo Divino.

Com a autorização do seu bispo Vicente Gasser, S. José Freinademetz seguiu para a casa missionária de Steyl em agosto de 1878. A 2 de março de 1879 partiu para a China, juntamente com outro missionário, João Baptista de Anzer.

Cinco semanas depois aportam em Hong Kong e nesta cidade se preparam durante dois anos para o próximo passo. Em 1881, os dois missionários foram para a província de Shantung, que nessa altura contava com 158 batizados entre 12 milhões de habitantes.

Os anos seguintes foram extremamente difíceis, marcados por longas e laboriosas viagens, assaltos de ladrões, e muito trabalho na construção das primeiras comunidades cristãs. No entanto, assim que uma comunidade se tinha começado a desenvolver, o bispo em funções chamava-o a abandonar tudo e a começar tudo de novo noutro local.

São José Freinademetz rapidamente percebeu a importância da colaboração de leigos dedicados para o enraizamento de uma comunidade, sobretudo na catequese. Por essa razão valorizou muito a sua formação e elaborou um catecismo em chinês. Ao mesmo tempo, juntamente com Anzer, que se tornara bispo, ele dedicou grande esforço à preparação, animação espiritual e formação permanente de sacerdotes chineses e de outros missionários.

Durante os 27 anos de vida na China, S. José Freinademetz desempenhou vários cargos de responsabilidade: foi organizador da região missionária, reitor do seminário, líder espiritual dos primeiros padres chineses e, finalmente, principal de província. Exerceu a sua autoridade como um irmão mais velho, tratando sempre os seus subordinados com respeito. Era também admirado especialmente devido à vida exemplar que levava e ao seu espírito de missão.

A sua vida esteve marcada pelo desejo de se transformar num Chinês entre os Chineses e nesse espírito escrevia à família: «Eu amo a China e os Chineses; eu quero morrer e ser sepultado entre eles».

Em 1889 o trabalho incansável e o seu desprendimento fizeram com que o santo adoecesse gravemente com uma laringite e um início de tuberculose. Perante a insistência do Bispo e dos confrades, S. José Freinademetz saiu para o Japão para descansar, na esperança de que recuperasse a saúde. Voltou melhor para a China, mas não totalmente curado.

Quando no ano de 1907, o bispo empreendeu uma viagem à Europa, São José Freinademetz assumiu o lugar de Administrador da Diocese. Durante esse período surgiu uma epidemia de tifo. José, como um bom pastor oferecendo ajuda onde podia, visitava as muitas comunidades até que ele próprio foi infetado. Dirigiu-se a Taikia, sede da Diocese, onde morreu no dia 28 de janeiro de 1908.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II a 5 de outubro de 2003.

São José Freinademetz rogai por nós!

• S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 12, 24 – 13, 5a; Sl 66 (67), 2-3. 5. 6 e 8 Ev Jo 12, 44-50 * Na Ordem Agostiniana – Conversão de S. Agostinho – FESTA * Na Ordem de Cister – S. Franca, abadessa – MF * Na Ordem Franciscana – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, da I Ordem – FESTA * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. Bento Menni, presbítero, Restaurador da Ordem em Portugal – FESTA * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – S. Bento Menni, Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – S. Maria Eufrásia Pelletier, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * No Instituto Missionário da Consolata – S. Fiel de Sigmaringa, presbítero e mártir, Padroeiro secundário – MO

Qua. Abr. 24
Santa Maria Eufrásia Pelletier