Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Timóteo

Domingo, 26 Janeiro 2020por Visualizações : 5972

26 Jan - timoteoSão Timóteo nasceu em Listra, Ásia e morreu no ano 97 d.C. Era o "braço direito" do apóstolo Paulo, sendo considerado, ao lado do seu mestre, como o primeiro e corajoso pregador do cristianismo. Muitas vezes, evangelizaram juntos, porém por diversas vezes, São Paulo enviou-o como seu representante, enquanto ele próprio abria novos caminhos.

O pai de São Timóteo era grego e pagão, enquanto a sua mãe se chamava Eunice e era judia. São Timóteo foi educado dentro do judaísmo.

Assim, quando São Paulo esteve em Listra, São Timóteo, a sua mãe a sua avó converteram-se.

A partir desse momento, São Timóteo decidiu que seguiria São Paulo e nunca mais se afastou deste.

Colaborador fiel de São Paulo, São Timóteo acompanhou-o nas viagens a Filipos, Tessalónica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. São Timóteo, só não acompanhava o seu mestre, quando ele o enviava para algumas missões nas igrejas que tinham fundado, com o objetivo de corrigir erros e manter a paz, como fez em Tessalônica, com o seu aspecto de rapaz frágil.

Porém “que ninguém despreze a tua jovem idade”, lhe escreveu Paulo na primeira das duas cartas pessoais. E aos cristãos de Corinto o apresenta assim: “Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei”.

Na Palestina, o apóstolo Paulo ficou preso durante dois anos e tudo indica que São Timóteo foi seu companheiro nessa situação também. Mas ao final deste período, ele foi colocado em liberdade, enquanto Paulo era levado para Roma. Quando Paulo retornou, por volta do ano 66, São Timóteo era o bispo de Éfeso e, com este cargo, foi nomeado pelo apóstolo para liderar a Igreja da Ásia Menor.

Durante uma grande festa onde era adorada a deusa Diana, São Timóteo colocou-se no centro dos pagãos e, tentando convertê-los, iniciou um severo discurso criticando e repreendendo o culto herege. Como resposta, os pagãos mataram-no a pedradas e pauladas.

 

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia
Sáb. Mar. 30
São João Clímaco
Sáb. Mar. 30
São Quirino de Neuss

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18