Conversão de São Paulo

Sábado, 25 Janeiro 2020por Visualizações : 6755

25 1 conversão de são pauloO apóstolo dos gentios e das nações, São Paulo nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, São Paulo era judeu. Tarso era mais do que uma colónia romana, era um munícipio. Logo, São Paulo recebeu também o título de cidadão romano. O pai de São Paulo pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, que São Paulo foi crescendo.

São Paulo foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar os seus conhecimentos sobre a Lei, tentando colocá-la em prática. Foi nessa época que conheceu o Cristianismo, que na época era tido como uma seita. São Paulo tornou-se então, um grande inimigo dessa religião e dos seus seguidores.

Conta-se que na morte de Santo Estêvão, primeiro mártir da Igreja, São Paulo fez questão de segurar nas capas dos que apredejavam Santo Estêvão como atitude de aprovação pelo apredejamento. Autorizado pelas autoridades romanas, São Paulo buscava identificar cristãos, prendendo-os e tentando acabar com o Cristianinsmo.

O intrigante é que São Paulo pensava estar agradando a Deus, e fazia o seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta e sem discernimento.

Se atentarmos no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, temos o episódio da Conversão de São Paulo.

"Saulo, entretanto, respirando sempre ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, foi ter com o Sumo Sacerdote e pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, se encontrasse homens e mulheres que fossem desta Via, os trouxesse algemados para Jerusalém.

Estava a caminho e já próximo de Damasco, quando se viu subitamente envolvido por uma intensa luz vinda do Céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: «Saulo, Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: « Quem és Tu, Senhor?» Respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que tens a fazer.»

Os seus companheiros de viagem tinham-se detido, emudecidos, ouvindo a voz, mas sem verem ninguém. Saulo ergueu-se do chão, mas embora tivesse os olhos abertos, não via nada. Foi necessário levá-lo pela mão e, assim, entrou em Damasco, onde passou três dias sem ver, sem comer nem beber." (Act 9, 1 - 9)

Hoje comemoramos o testemunho da conversão de São Paulo. A sua primeira pregação foi em Damasco, muitos não acreditaram na sua mudança, mas ele perseverou e abriu-se à vontade de Deus por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

Se quiser saber mais sobre a vida de S. Paulo clique aqui http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/06/29/54822/-/s%C3%A3o-pedro-e-s%C3%A3o-paulo.html

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III