São Sebastião

Segunda-feira, 20 Janeiro 2020por Visualizações : 6419

São Sebastião nasceu no ano 256 em Narbonne, França e morreu no ano 286 em Roma, Itália.

20 Jan - SebastiãoSão Sebastião terá chegado a Roma através de caravanas de migração lentas pelas costas do mar mediterrâneo.

São Sebastião era um soldado romano que se terá alistado no exército romano por volta do ano 283 d.C., com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos enfraquecido diante das torturas que sofriam na altura. São Sebastião era querido pelos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo deles, ignorado o fato de São Sebastião ser cristão, e dessa forma, São Sebastião foi designado capitão da guarda pessoal dos imperadores, a Guarda Pretoriana.

Por volta do ano 286 d.C., a sua branda conduta para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas.

Após ter sido atingido pelas flechas, São Sebastião foi dado como morto e atirado ao rio, porém São Sebastião não havia falecido.

Santa Irene encontrou-o e socorreu-o, e depois de socorrido, São Sebastião voltou a apresentar-se perante o imperador Diocleciano, que ordenou que São Sebastião fosse espancado até à morte. Depois disso, São Sebastião foi jogado no esgoto público de Roma, sendo que Santa Luciana, resgatou o seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.

Curiosidade: Normalmente é representado atado a uma árvore e com o corpo trespassado por três setas. É protetor da peste, da fome e da guerra.

Oração a São Sebastião

Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão,
hoje vimos pedir a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus,
pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.

Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste, a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.

E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males.

Assim seja.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III