Beato Pedro Francisco Jamet

Domingo, 12 Janeiro 2020por Visualizações : 6180

12 Jan - Pedro JametO Beato Pedro Francisco Jamet, nasceu a 13 de setembro de 1762 em França. Os pais de Pedro Francisco Jamet eram fazendeiros cristãos ricos, que tiveram oito filhos. Dos oito filhos, dois foram ordenados sacerdotes e uma rapariga tornou-se religiosa.

Beato Pedro Francisco Jamet, percebeu a sua vocação religiosa, aos vinte anos e ingressou nessa altura na Universidade de Caen, para frequentar o curso de filosofia e teologia.

No ano de 1784, Pedro Francisco Jamet entrou no seminário, e em 1787 foi ordenado sacerdote. O Beato Pedro Francisco Jamet obteve o diploma de bacharel em teologia e o título de "mestre das artes", mas não pode concluir os seus estudos pois eclodiu a Revolução Francesa.

Existia em Caen, a comunidade das Filhas do Bom Salvador e corria o ano de 1790, quando Pedro Francisco Jamet foi nomeado capelão e confessor do Instituto.

Por durante a Revolução, se ter recusado a fazer o juramento imposto pelos reacionários, o Beato Pedro Francisco Jamet foi preso, julgado e condenado à morte. No entanto, a sentença não chegou a ser executada e Pedro Francisco Jamet passou a dedicar-se às Filhas do Bom Salvador, fazendo todos os esforços para as voltar a unir, pois devido à Revolução estas encontravam-se dispersas.

Beato Pedro Francisco Jamet celebrava a missa escondido, amparava os companheiros vacilantes e mantinha o ânimo e a coragem dos fiéis perseguidos.

Com o fim da Revolução, restaurou a Congregação do Bom Salvador, tendo sido eleito Superior. O Beato Pedro Francisco Jamet, foi ainda reitor da Universidade de Caen, levando a todos um clima de fé cristã.

Faleceu com 83 anos.

Foi  beatificado pelo Papa João Paulo II, no ano de 1987.

Nascimento: 13 de setembro de 1762 d.C., em Fresnes, França

Morte: 12 de janeiro de 1845 d.C., em Caen, França