Beato Gonçalo de Amarante

Sexta-feira, 10 Janeiro 2020por Visualizações : 6252

10 jan - Gonalo AmaranteBeato Gonçalo de Amarante, nasceu no lugar de Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo de Vizela, concelho de Vizela. Os pais do Beato Gonçalo de Amarante eram pessoas de nobre linhagem e deram ao seu filho uma esmerada educação cristã.

Beato Gonçalo de Amarante foi ordenado sacerdote e nomeado pároco da freguesia de São Paio de Riba - Vizela. No desempenho do seu múnus pastoral, Beato Gonçalo de Amarante, sobressaía no zelo apostólico, na castidade e na prática de obras de misericórdia para com os pobres. Desejava ardentemente visitar os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo e os lugares santos da Palestina. Depois de obter autorização do seu bispo, o Beato Gonçalo de Amarante peregrinou a Roma e depois à Palestina.

Ao regressar a Portugal, o Beato Gonçalo de Amarante, foi escorraçado pelo seu sobrinho (a quem tinha deixado a paróquia a cargo) e rumou à cidade de Amarante. Lá construiu uma pequena ermida, que dedicou a Nossa Senhora da Assunção.

Entrou para a Ordem dos Pregadores e depois dedicou o resto da sua vida à pregação e à oração.

Nascimento: ano 1187 d.C.

Morte: 10 de janeiro do ano 1262 d. C.

Curiosidade: É conhecido como São Gonçalinho em algumas cidades do norte de Portugal.