Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Brás

Domingo, 03 Fevereiro 2019por Visualizações : 5734

3 fev S. BrasSão Brás nasceu no século III e faleceu a 3 de fevereiro de 316 em Sebaste, Arménia (atual cidade de Silvas, Turquia).

Nada se sabe da infância ou adolescência do santo. Pensa-se que terá nascido numa família nobre. Antes de se tornar sacerdote, São Brás foi médico. Tinha grande compaixão pelos mais necessitados e ajudava todos sem discriminação.

A certa altura da sua vida, São Brás procurou viver mais perto de Deus. Abandonando a sua profissão de médico, o santo refugiou-se numa gruta, a fim de se tornar um eremita e ficar em constante oração. Vivendo como eremita na gruta, São Brás era procurado por muitos e muitas vezes as pessoas ficavam curadas das suas doenças do corpo e da alma.

Quando o bispo de Sebaste morreu, o povo foi ao encontro de São Brás e pediu-lhe que se tornasse padre para “tomar conta do povo de Deus”. São Brás aceitou, foi morar na cidade, estudou e foi ordenado padre. Pouco tempo depois foi sagrado bispo de Sebaste.

Construiu então uma casa aos pés da gruta onde morou e dali, comandava a igreja de toda a região.

Um dia, os soldados de Agrícola (governador da Capadócia), procuravam feras nos campos de Sebaste, para martirizar os cristãos na arena, quando se depararam com muitos animais ferozes de todas as espécies: - leões, ursos, tigres, hienas, lobos e gorilas - convivendo em harmonia. Olhando-se estupefatos e boquiabertos, os soldados perguntavam-se o que acontecia, quando do interior da gruta surge um homem caminhando entre as feras, levantando a mão, como que as abençoando. Tranquilas e em ordem voltaram para suas covas e desertos de onde vieram.

Contudo, um enorme leão de juba ruiva permaneceu. Os soldados, mortos de medo, viram-no levantar a pata e logo após, São Brás aproximou-se dele para extrair-lhe uma farpa que lá se cravara. O animal, tranquilo, foi-se embora.

Os soldados, regressaram e contaram ao governador Agrícola o que tinham visto, muito nervoso com o ocorrido, Agrícola mandou prender São Brás. Sem resistir à prisão, o santo foi levado à presença do governador para que renunciasse a Jesus Cristo e à Igreja. Perante a recusa de São Brás de renunciar a Jesus Cristo, Agrícola mandou que o santo fosse açoitado e preso na masmorra mais escura e húmida.

Muitas pessoas iam visitar o santo às masmorras, para que São Brás as abençoasse e curasse.

O episódio mais conhecido da vida de São Brás, ocorreu quando uma mãe procurou o santo carregando o seu filho quase morto nos braços com uma espinha encravada na garganta. São Brás passou a mão na cabeça da criança, ergueu os olhos para o céu e rezou por um breve momento. De seguida, fez o sinal da cruz sobre a garganta do menino e miraculosamente no mesmo instante a criança ficou curada. (Algumas fontes referem que este episódio se deu quando o santo se encontrava preso, outras que ocorreu quando o santo caminhava para o martírio).

São Brás foi levado por diversas vezes à presença do governador para que renunciasse a Jesus Cristo. Como o santo permanecia firme na fé, era torturado. Certo dia, sete mulheres dirigiram-se à prisão para tratar dos ferimentos de São Brás. Os soldados do governador entregaram às mulheres, ídolos para que estas renunciassem a Jesus e à Igreja. Como as mulheres jogaram os ídolos a um lago, foram condenadas à morte. São Brás, chorou pelas sete mulheres e foi também condenado à morte por Agrícola.

São Brás foi então jogado no lago para que morresse afogado. Ao ser jogado, o santo fez o sinal da cruz sobre as águas e avançou sem afundar. Então um anjo do Senhor apareceu a São Brás e ordenou-lhe que voltasse a terra firme a fim de ser martirizado. O santo obedeceu e foi então condenado à decapitação. Antes de ser decapitado, São Brás foi torturado com ferros em brasas.

Faleceu a 3 de fevereiro do ano 316.

 

Curiosidade. É o protetor das doenças de garganta.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena
Ter. Abr. 30
Beato Bento de Urbino
Ter. Abr. 30
São Pio V

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • Realizou-se de 24 a 27 deste mês, com encerramento no sábado na paróquia das Ferreiras, o 59º Curso de Cristandade de Senhoras. A iniciativa, que foi promovida pelo Movimento dos Cursos de Cristandade (MCC), decorreu, uma vez mais, na Casa de Retiros de São Lourenço do Palmeiral. O curso contou a participação de 23 mulheres, […]

  • O bispo do Algarve pediu este sábado aos estudantes finalistas da Universidade do Algarve (UAlg) que coloquem a “vida e o saber adquirido ao serviço dos outros”. Na celebração da bênção das pastas, que teve lugar pela primeira vez no Estádio Algarve e para a qual se inscreveram 1.080 alunos, D. Manuel Quintas lembrou-lhes que […]

  • O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve promove no próximo dia 25 de maio, pelas 21h, o XV Festival Diocesano Jovem da Canção Mensagem (FDJCM) no Centro Pastoral de Pêra. A iniciativa tem por objetivos “dinamizar a pastoral dos jovens nas paróquias, criando a oportunidade de se congregarem os jovens de uma mesma […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18