Beata Maria Clara do Menino Jesus

1 12 B. Maria Clara do Menino Jesus

Beata Maria Clara do Menino Jesus nasceu no dia 15 de Junho de 1843 na cidade da Amadora (Portugal) e faleceu a 1 de Dezembro de 1899. Foi baptizada na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, a 2 de Setembro de 1843 com o nome Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles e Albuquerque. Era sobrinha de D. Rodrigo de Moura Teles (bispo de Guarda e Arcebispo de Braga). Ficou órfã de mãe em Maio de 1856 e de pai em 1857.

Assim com apenas 14 anos, acabou por entrar no Internato da Ajuda, destinado a órfãs de famílias nobres, em Outubro de 1857. Em 1862, deixou a referida instituição e foi acolhida como dama de companhia na família dos Marqueses de Valada, seus parentes.

Em 1867, intuindo no seu íntimo o chamamento do Senhor para a vida religiosa, transferiu-se para o pensionato de São Patrício, em Lisboa, junto às Terceiras Capuchinhas de Nossa Senhora da Conceição e em 1869, vestiu o hábito de terceira e assumiu o nome de Maria Clara do Menino Jesus.

Foi enviada para a cidade de Calais, em França, a 10 de Fevereiro de 1870, para fazer o Noviciado, na intenção de vir a fundar em Portugal uma nova Congregação. Realizou a profissão religiosa a 14 de Abril de 1871, regressando a Portugal em 1 de Maio desse ano. Fundou a primeira Comunidade em São Patrício, Lisboa, a 3 de Maio de 1871 e, cinco anos depois, a 27 de Março de 1876, a Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição seria aprovada pela Santa Sé.

A partir daí, abriu grande número de casas para recolher pobres e necessitados, em Portugal continental, e enviou Irmãs para Angola, Índia, Guiné e Cabo Verde.

Foi beatificada a 21 de Maio de 2011.

• S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1 Job 19, 21-27; Sal 26 (27), 7-8. 9abd. 13-14 Ev Lc 10, 1-12 * Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – FESTA * No Instituto Missionário da Consolata – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões e do Instituto – FESTA * Nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e nas Irmãs Missionárias Combonianas – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Teresa do Menino Jesus, Padroeira Universal das Missões – FESTA * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – I Vésp. dos Santos Anjos da Guarda.

Qui. Out. 01
Santa Teresa do Menino Jesus
Sex. Out. 02
Santos Anjos da Guarda

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.