Todos os Santos e Beatos da Companhia de Jesus

Terça-feira, 05 Novembro 2019por Visualizações : 4284

Esta é uma festa própria da Companhia de Jesus, na qual são lembrados de forma especial todos os nossos irmãos que viveram a sua vida entregando-se aos outros de tal modo, que o seu coração estava onde está a vontade de Deus.

Neste dia, tal como no dia de Todos os Santos não celebramos apenas os Santos e Beatos da Companhia de Jesus reconhecidos pela Igreja, mas sim TODOS, querem sejam conhecidos ou desconhecidos, de hoje e de ontem, em África ou na América, na Ásia, Europa ou Oceânia. É um dia de alegria, pois sabemos, com testemunhos passados e actuais, que há jesuítas por esse mundo fora que vivem a sua vida trabalhando com Cristo pela salvação dos homens e que, tendo-O seguido nos trabalhos, também O seguiram na glória (Cfr. EE 95).

Infelizmente, muitas vezes as histórias que nos chegam dos chamados “santos de altar” são de tal modo fantasiadas que nos levam a construir ideais inalcançáveis de santidade, ou mesmo associando a santidade como algo de muito aborrecido. Mas se entendermos santidade como um desejo de alguém que, sabendo-se fraco, não desiste de querer ser mais compassivo, misericordioso, bondoso para com o próximo, isto é, alguém que não desiste de procurar em primeiro lugar o bem do outro, então passamos a ter um entendimento de santidade diferente. Passa a ser visto como um dinamismo presente até ao fim dos nossos dias, de abertura ao Amor de Deus em mim, para O entregar aos outros.

A santidade é um esvaziar-se da ilusão da auto-suficiência, é dar espaço a Deus para que Ele possa ser tudo em mim.

Uma vez que esse amor de Deus não faz acessão de pessoas, a santidade de cada ser humano está ao alcance de todos. Se a santidade fosse perfeição, Jesus teria certamente escolhido outros apóstolos para andar com Ele, pois Jesus era o primeiro a compreender que santidade não é ser santinho nem significa que se faça tudo bem.

Os santos e beatos da Companhia de Jesus são todos aqueles que se aceitaram como eram e se entregaram inteiramente ao amor de Deus…

que as suas vidas sejam hoje celebradas com infinita alegria!