Santo André

Sábado, 30 Novembro 2019por Visualizações : 2586

30 11 S. André apóstolo

Santo André era natural de Betsaida, cidade da Galileia às margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas, pescador local, e irmão de Simão Pedro. Não se sabe qual dos dois seria o mais velho, se Santo André se S. Pedro. Tinham uma casa em Cafarnaum, onde Jesus se costumava hospedar quando pregava na cidade.

Entre os doze Apóstolos de Cristo, André foi o primeiro a ser seu discípulo. Era também apontado pelos apóstolos “número dois”, somente depois de Pedro.

Quando São João Baptista iniciou a sua pregação de penitência, André tornou-se seu discípulo, e encontrava-se com S. João Baptista, quando este (S. João) vendo Jesus passar, depois de ser por ele batizado, disse a célebre frase: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.

André, começou então a seguir Jesus. Depois, levou o irmão Simão-Pedro a conhecer Jesus, afirmando: “Encontramos o Messias”. Assim, tornou-se, também, o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Aparece no episódio da multiplicação dos pães: depois da resposta de Filipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes.

Pouco antes da morte do Salvador, aparece o discípulo André ao lado de Filipe, como um de grande autoridade, pois é a ele que Filipe se dirige quando certos gregos pedem para ver o Senhor, e ambos contaram a Jesus.

André participou da vida pública de Jesus, estava presente na última ceia, viu Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascensão e recebeu o primeiro Pentecostes. Ajudou a sedimentar a Igreja de Cristo a partir da Palestina, mas as localidades e regiões por onde pregou não sabemos com exatidão.

Santo André foi crucificado e ficou dois dias pregado numa cruz em forma de “X”; antes, porém de morrer, despojou-se de suas vestes e bens, doando-os aos carrascos. Conta a tradição que, um pouco antes de Santo André morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir. Tudo ocorreu sob o império de Nero, em 30 de novembro do ano 60.

Santo André rogai por nós!

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco