Todos os Santos

Sexta-feira, 01 Novembro 2019por Visualizações : 3321

01 11 Todos os SantosNo dia 1 de Novembro, a Igreja celebra a solenidade de Todos os Santos. No século IV, as Igrejas do Oriente foram as primeiras a promover uma celebração conjunta de todos os santos. No Ocidente, corria o ano de 610, quando o Papa Bonifácio IV introduziu a 13 de Maio, uma celebração dedicada à Santíssima Virgem e a todos os mártires, que passou a ser celebrada anualmente nessa data (13 de Maio). No ano de 835 o Papa Gregório IV transferiu esta celebração para o dia 1 de Novembro. Assim desde o ano de 835 que celebramos a Solenidade de Todos os Santos.

Mas quem são afinal todos os santos? Conhecemos os nomes de todos eles?

No Livro do Apocalipse,  no capítulo 5, versículo 11, São João afirma que há uma multidão incontável de santos: “Então reparei e também ouvi a voz de grande multidão de anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhares de milhares e de milhões e milhões”. Porém, nem todos estes santos chegarão a ser canonizados pela Igreja; então, esta solenidade (Todos os Santos) existe para recordar todos os fiéis que estão no céu, sejam ou não canonizados pela Igreja.

São esses nossos irmãos e irmãs, de diferentes estados de vida, diferentes idades e raças, que nós acreditamos que já contemplam a face do Senhor e já estão nesta dimensão triunfante da Igreja. Assim esses são os que celebramos na Solenidade de Todos os Santos.

Mas essa festa existe também, para recordarmos que todos nós somos chamados ao Reino Celestial, cada um de nós deve procurar viver a vida em santidade.

Assim como muitos fiéis costumam celebrar o seu santo de devoção e pedir a sua intercessão, especialmente no dia dedicado a eles, no primeiro dia de novembro, é possível pedir a intercessão de todos os santos.

Santos canonizados ao longo da história da Igreja, e também no século XXI, como João Paulo II, são prova de que a vocação à santidade é possível. Não é algo estranho, impossível a realizar, com a graça e a ajuda de Deus conseguimos alcançar essa meta. Por isso não devemos desistir de percorrer esse caminho que nos leva à santidade e a Deus.

Na sua oração peça a todos os santos a sua ajuda e intercessão e siga o exemplo daqueles que conhece.