Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beatos José de Calasanz e Henrique Aparício Sáiz e Companheiros

Quarta-feira, 06 Novembro 2019por Visualizações : 4430

06 11 Beato José Calasanz e Henrique Aparício SáizBeato José Calasanz nasceu em Azanuy, na província de Huesca (Espanha) a 23 de Novembro de 1872, numa família de lavradores. Ficou órfão aos 11 anos. Foi morar com a tia em Barcelona, que servia na casa de uma família de cooperadores salesianos e que pagaram os estudos do menino. Conheceu São João Bosco pessoalmente quando estudava no colégio de Sarria, no ano de 1886. O Beato José Calasanz foi encaminhando-se para a vida salesiana e sacerdotal, tornando-se salesiano em 1890 e cinco anos depois, sacerdote. José Calasanz foi secretário do Pe. Felipe Rinaldi, que hoje também é beato, e foi missionário das terras de Cuba, Peru e Bolívia.

Homem trabalhador, educado, humilde, enérgico e de grande espírito de serviço, o beato voltou a Barcelona em 1925, como superior provincial, e em julho de 1936 estava pregando exercícios espirituais na casa salesiana de Valencia. Quando a guerra eclodiu, a casa foi invadida e eles foram levados para a prisão. Da prisão, o Beato José Calasanz escreveu para o Reitor-Mor, na época, Pe. Pedro Ricaldone: “Eu não sei o tempo que temos aqui: Deus sabe se vai se prolongar por uns dias ou por semanas; e sei muito menos se a morte nos espera. Mas a nossa confiança está posta em Deus e na proteção de Maria Auxiliadora e de nosso pai Dom Bosco. Tão pouco duvidamos de sua bênção e das orações do senhor e demais superiores e irmãos”.

Aos irmãos que junto a ele viviam tais dificuldades, José Calasanz dizia: “Há que ter confiança na Divina Providência. E se nos matam, nos voltaremos a ver no Céu”.

Pe. Calasanz foi fuzilado enquanto estava em uma camionete, sendo levado junto com outros salesianos, pelos milicianos.

 

O Beato Henrique Aparício Saiz nasceu em Ubierna, na província de Burgos (Espanha) a 1 de dezembro de 1889. Professou como salesiano em 1909, e tornou-se sacerdote em 1918.

Desde 1934 estava em Carabanchel Alto, periferia de Madri, como diretor do aspirantado. Em 1936 o instituto também foi invadido pelos milicianos. Prontamente o Pe. Henrique Aparício Saiz disse: “Se vocês querem sangue, aqui estou eu. Mas não façam mal aos meninos”. Os jovens foram libertados, enquanto o Beato Henrique Saiz e oito salesianos foram presos e posteriormente, mortos.

Enquanto estavam na prisão, ele procurou dirigir, aconselhar e acompanhar os irmãos que estavam com ele. Dizia, o beato: “temos que nos preparar, pois nosso martírio é certíssimo”. E antes de morrer, confiou a um amigo: “Que há de melhor do que morrer para a glória de Deus?”. Ofereceu a vida aos jovens que lhe haviam sido confiados pela Divina Providência.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18