Santo Irmão Jaime Hilário

18 jan - jaime hilrioSanto Irmão Jaime Hilário, nasceu a 2 de Janeiro de 1889 em Enviny, Lérida, Espanha e faleceu a 18 de Janeiro de 1937 em Tarragona, Espanha. Santo Irmão Jaime Hilário foi batizado como Manuel Barban Cosan, morreu em nome da fé e figura na lista dos mártires da Igreja Católica.

A infância de Santo Irmão Jaime Hilário foi vivida num ambiente muito cristão. Trabalhou na lavoura e nas montanhas. Aos treze anos Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Seminário Menor de Urgel. Porém, em virtude de uma doença auditiva grave, teve de abandonar a carreira eclesiástica.

No ano de 1917, Santo Irmão Jaime Hilário ingressou no Noviciado dos Irmãos das Escolas Cristãs, iniciando os seus estudos e adotando o nome Irmão Jaime Hilário. Aí dedicou a sua vida a educar e a catequisar, percorrendo várias cidades de Espanha. Mesmo com as suas limitações, causadas pela doença auditiva, Santo Irmão Jaime Hilário, persistiu na sua missão.

No ano de 1936, Santo Irmão Jaime Hilário visitou a sua família e enquanto se encontrava de visita, estorou a Guerra Civil Espanholha, a 18 de Julho. Santo Irmão Hilário teve de se refugiar na casa de uma família amiga em Mollerussa para que não fosse morto, Mesmo assim, Santo Irmão Jaime Hilário foi preso e levado até ao Cárcere Público de Lérida, sendo posteriormente enviado para Tarragona, onde ficou preso num "barco-prisão" com muitos outros religiosos, entre os quais os seus antigos irmãos de Mollerussa.

A 15 de janeiro de 1937 Santo Irmão Jaime Hilário compareceu perante o tribunal. Por não ter negado a sua fé, Santo Irmão Jaime Hilário foi condenado, pelo fato de ser religioso. A 18 de janeiro de 1937, pelas 15h30, foi fuzilado no Cemitério "La Oliva" em Tarragona. Mesmo após vários disparos, Santo Irmão Jaime Hilário permanecia de pé. O chefe, então furioso, aproximou-se e matou-o, com um tiro à queima-roupa na cabeça. No entanto, antes de morrer, Santo Irmão Jaime Hilário ainda conseguiu dizer:

"Morrer por Cristo é viver, meus rapazes!".

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 21 de Novembro de 1999.

Curiosidade: Diz-se que terá morrido às 15h30 do dia 18 de Janeiro de 1937 perto do cemitério de Tarragona, Espanha

• S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Anjos. L 1 Dan 7, 9-10. 13-14 ou Ap 12, 7-12a; Sal 137, 1-2a. 2b-3. 4-5 Ev Jo 1, 47-51 * Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial. * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo Emérito de Beja (1996). * Na Diocese do Porto – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Vitorino José Pereira Soares, Bispo Auxiliar (2019). * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – S. Miguel, Titular da Igreja Concatedral de Castelo Branco – SOLENIDADE * Na Ordem Beneditina – S. Miguel e todos os Santos Anjos – FESTA * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. Miguel e todos os Anjos – FESTA

Ter. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Qua. Set. 30
São Jerónimo

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.

• O bispo do Algarve fez, na passada terça-feira, 22 de setembro, nomeações de párocos e um vigário para algumas paróquias algarvias. D. Manuel Quintas explica que as mudanças são motivadas pela saída da Fraternidade da Mãe de Deus da diocese, após quase 25 anos de serviço nas paróquias do concelho de Alcoutim e, nos últimos […] The post Bispo do Algarve fez nomeações de párocos e vigários para algumas paróquias first appeared on Diocese do Algarve.

• A missa exequial desta tarde de D. Anacleto Oliveira, falecido na última sexta-feira, será concelebrada pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, e pelo padre Mário de Sousa, sacerdote da diocese algarvia e presidente da Associação Bíblica Portuguesa, que trabalhou com o bispo agora desaparecido na Comissão de Tradução da Bíblia, que era por ele […] The post Diocese do Algarve representada por D. Manuel Quintas e padre Mário de Sousa no funeral de D. Anacleto Oliveira first appeared on Diocese do Algarve.