Beato Avelino Rodriguez e Companheiros

Quinta-feira, 29 Novembro 2018por Visualizações : 2699

29 11 Beato Avelino Rodriguez

O Beato Avelino Rodríguez Alonso nasceu em 9 de Novembro de 1879 em Santiago Millas (Espanha) e faleceu a 28 de Novembro de 1936. Era filho de Bernardo e Maria da Conceição. Beato Avelino Rodriguez foi baptizado a 10 de Novembro de 1879, apenas com um dia de vida.

Avelino Rodriguez estudou vários anos no seminário de Astorga. Fez o noviciado nos agostinianos do Real Mosteiro de San Lorenzo de El Escorial, a 45 km de Madrid, onde professou em 1897. Realizou estudos eclesiásticos no Mosteiro Real e foi ordenado sacerdote em 1904.

Beato Avelino Rodríguez era licenciado em Direito, e dedicou-se ao apostolado do ensino, de 1904 a 1930, no Colégio Real de Alfonso XII, em Ronda (Málaga) e no Colégio Real Maria Cristina, de El Escorial. Em 1933 foi eleito provincial, residente em Madrid.

Em 18 de Julho de 1936, o Pe. Avelino foi preso. Como superior responsável por outros religiosos presos com ele, rejeitou a liberdade oferecida por um primo, alegando que só iria quando todos os seus súditos deixassem.

Em 14 de Novembro, Beato Avelino Rodríguez foi transferido para a prisão de San Antón, em Madrid, onde foi condenado à morte por ser religioso. Em 28 de novembro de 1936, muito cedo pela manhã, chamaram-no para matá-lo. Foi levado para Paracuellos de Jarama, lugar do martírio, juntamente com outros onze religiosos agostinianos.

Diante da realidade que se aproximava, o Pe. Avelino tomou a determinação energética de falar com o responsável: pediu permissão para dizer adeus aos seus companheiros, abraçou os onze, dando-lhes a absolvição sacramental e dirigindo-se a quem os assassinaria. Disse o Beato Avelino Rodríguez: " Sabemos que nos matam por sermos católicos e religiosos. Nós os perdoamos a todos. Viva Cristo Rei! "

Conjuntamente com Beato Avelino Rodríguez foram martirizados:

- Benito Mayor González, nascido em 1883 em Villayermo (Burgos), sacerdote, dedicou sua vida ao apostolado do ensino.

- Bernardino Álvarez Melcón, nascido em 1903 em Rosales (Leão), sacerdote, professor, superior e professor de jovens professos em El Escorial.

- Manuel Álvarez Rego de Seves, nascido em 1908 em Sésamo (León), sacerdote, dedicou-se ao apostolado do ensino.

-Juan Baldajos Pérez, nascido em Valência em1872, jogou em Ronda e El Escorial os escritórios de porteiro e mordomo.

- Senén García González, nascido em Villarín (León) em 1905, sacerdote ordenado em 18-7-1936.

- Samuel Pajares García, nascido em Roscales (Valência) em 1907, sacerdote, licenciado em teologia em Roma, professor em Madrid e El Escorial.

- José Peque Iglesias, nascido em Rosinos de Vidriales (Zamora) em 1915, veio estudar filosofia e começou a teologia.

- Marcos Pérez Andrés, nascido em Villasarracino (Palência) em 1917, era um irmão aspirante, já no período de pós-aposentadoria; Na prisão distinguiu-se pela sua ânsia de servir os anciãos.

- Luciano Ruiz Valtierra, nascido em Villanueva de Odra (Burgos) em 1915, veio estudar cursos de filosofia.

- Balbino Villarroel Villarroel, nascido em Tejerina (Leão) em 1910, sacerdote ordenado em 13-8-1933.

Sabino Rodrigo Fierro, nascido em Cerezal (Leão) em 1874, sacerdote, licenciou em Ciências Naturais e dedicou-se ao ensino.

• S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, Padroeira da Europa – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Santos. L 1 1Jo 1, 5 – 2, 2; Sl 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a Ev Mt 11, 25-30 * Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE * Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894). * Na Congregação dos Missionários Monfortinos – S. Luís Maria Grignion de Montfort, Fundador da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

Seg. Abr. 29
Santa Catarina de Sena