São Zacarias e Santa Isabel

05 11 S. Zacarias e Santa ISabelSão Zacarias e Santa Isabel, pais de João Baptista.

Sabemos pelo próprio relato bíblico que São Zacarias e Santa Isabel vivam na aldeia de Ein-Karim e que tinham laços de parentesco com a Sagrada família de Nazaré. Sabemos também que Zacarias, era sacerdote.

Vejamos a passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 1,6): “Havia no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Ábias; a sua mulher pertencia à descendência de Aarão e chamava-se Isabel” (Lc 1, 6).

Conta-nos o evangelista São Lucas que Zacarias e Isabel eram anciãos e não tinham filhos, o que acabava sendo vergonhoso e quase como que um castigo divino para a sociedade da época. Sendo assim, São Zacarias e Santa Isabel recorreram à força da oração e por isso conseguiram a graça que superou as expectativas.

Anunciado pelo Anjo Gabriel e assistido por Nossa Senhora nasceu João Batista; o precursor, um menino com papel singular na História da Salvação da humanidade: “pois ele será grande perante o Senhor…e será repleto do Espírito Santo desde o seio de sua mãe (Santa Isabel)” (Lc 1, 15).

Depois do Salmo profético de São Zacarias, onde ele, repleto do Espírito Santo, profetizou a missão do filho, perdemos o contato com a vida do casal, que sem dúvida permaneceram fiéis ao Senhor até o fim de suas vidas. Assim, a Igreja, tanto do Oriente quanto do Ocidente, reconhecem o exemplo deste casal para todos os casais, já que “ambos eram justos diante de Deus e cumpriram todos os mandamentos e observâncias do Senhor” (Lc 1, 6).

• S. João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja – MF Branco – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 16, 11-15; Sal 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b Ev Jo 15, 26 – 16, 4a * Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja, Diretor Espiritual de S. João de Deus – MO * Na Ordem de São Domingos – S. Antonino de Florença, bispo – MO * Na Congregação dos Sagrados Corações – S. Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – S. Luísa de Marillac, religiosa cofundadora – SOLENIDADE (transferida) * No Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora – S. Maria Domingas Mazzarello, virgem, cofundadora do Instituto – SOLENIDADE (transferida)