segunda, 08 outubro 2012 22:12

Unção dos Doentes

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

 UNÇÃO

 

O SACRAMENTO DOS DOENTES

A Unção dos doentes mostra claramente a solicitude corporal e espiritual do Senhor para com os doentes. A pessoa que está doente necessita de uma peculiar Graça de Deus para que não perca o ânimo na aflição, nem venha a fraquejar na fé, pela falta de confiança no Senhor. (Introdução ao Ritual, nº5).

Recebendo o Sacramento dos doentes, o enfermo pode suportar melhor, com mais fortaleza, os males que o afligem, e pode vencê-los obtendo a saúde do corpo e renovando-se na sua espiritualidade. Este Sacramento, pela oração feita sobre o doente e com o doente confere se necessário o perdão dos pecados e a consumação da Penitência cristã. (Introd. ao Ritual nº 6)

Por tudo isso, através da Unção dos Doentes, pede-se ao Senhor que o cristão regresse às suas normais actividades, às suas anteriores ocupações, uma vez que se pede a cura de toda a fraqueza, o sarar de todas as feridas, o alívio de todas as dores da alma e do corpo, o perdão de todos os pecados. (oração depois da unção, nº 77).

 

Quais os frutos deste sacramento?

Uma força especial e um conforto para viver, e, se for essa a vontade de Deus, uma melhora do estado de saúde. Mesmo quando não há melhoria do estado de saúde, este sacramento permite experimentar a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da doença e da idade avançada com uma graça de força, de perdão e de purificação.

Os frutos do sacramento são:

  •       A união do doente ao sofrimento e à Paixão de Jesus para o seu bem e para o bem de toda a Igreja.
  •       O reconforto, a paz e a coragem para suportar os sofrimentos da idade avançada e da doença.
  •        O perdão dos pecados, quando a doença já não permite a confissão sacramental.
  •       As melhoras da saúde, se for essa a vontade de Deus e se no plano salvífico de Deus, contribuir para o seu crescimento espiritual.
  •       A preparação para a morte, passagem à vida eterna.
  •  

       Como preparar?

Para receber qualquer sacramento o cristão deve estar em estado de graça, sem consciência de culpa grave.

Deve rezar e pedir a Deus que o ajude a conformar-se com a Sua vontade Santa.

Deve contemplar Cristo crucificado e pedir-lhe a graça de se identificar com a sua paixão gloriosa e de contribuir assim para o crescimento espiritual da Igreja.

Não deve receber este sacramento esperando uma cura milagrosa. O fruto principal do sacramento é a graça da pacificação e do alívio espiritual e corporal das dores. Se for a vontade de Deus e se contribuir para o bem da Igreja, o doente experimentará também as melhorias significativas.

O Sacramento da Santa Unção é celebrado sempre que nos for pedido. Basta contactar o Acolhimento Paroquial.

 

Ler 10720 vezes Modificado em quinta, 06 junho 2013 11:51

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santos Cosme e Damião, mártires – MF Verde ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Esd 6, 7-8. 12b. 14-20; Sl 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev Lc 8, 19-21 * Na Ordem Franciscana (III Ordem) – S. Elzeário de Sabran e B. Delfina, esposos, da III Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – Bb. Aurélio de Vinalesa e Companheiros, mártires, da I Ordem – MF * Na Congregação das Filhas de São Camilo – B. Luís Tezza, presbítero, Fundador com a S. Josefina Vannini, da Congregação – FESTA * Na Congregação do Santíssimo Redentor – B. Gaspar Stanggassinger, presbítero – MO * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – I Vésp. de S. Vicente de Paulo.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • A irmã Isabel Duque vai deixar a comunidade algarvia das Dominicanas de Santa Catarina de Sena em Paderne e a paróquia local vai despedir-se dela na Eucaristia do próximo domingo, 24 de setembro, na igreja matriz, pelas 10h30. A religiosa trabalhava na paróquia de Paderne há sete anos, tendo estado na fundação da comunidade dominicana […]

  • A paróquia de Martim Longo vai realizar na Eucaristia do próximo domingo, 24 de setembro, uma homenagem póstuma à irmã Emília Rosa Vieira, das Franciscanas Missionárias de Maria, que trabalhou durante vários anos naquela comunidade e na de Porches. A religiosa, falecida em dezembro de 2020, era natural de Ourém, Diocese de Leiria, tendo entrado […]

  • O vicariato da Pedra Mourinha, em Portimão, tem novo pároco desde o passado domingo com um diácono associado. A entrada e a apresentação do cónego Mário de Sousa, de 52 anos, e do diácono Vítor Sabino, de 72 anos, nomeados este mês pelo bispo do Algarve, teve lugar na igreja local, onde foi celebrada Eucaristia, […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18