segunda, 17 dezembro 2012 15:59

(0 votos)

Preparação para o Baptismo

O Sacramento do Baptismo

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito Santo («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Batismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo».

Quem pode receber o Batismo?

«Todo o ser humano ainda não batizado – e só ele – é capaz de receber o Batismo».

O BATISMO DAS CRIANÇAS

Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento.

O BATISMO DOS ADULTOS

Desde os princípios da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais corrente nas terras onde o anúncio do Evangelho ainda é recente. O catecumenato (preparação para o Batismo) tem, nesse caso, um lugar importante; sendo iniciação na fé e na vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, Confirmação e Eucaristia.

(Conf. Catecismo da Igreja Católica)

COMO BATIZAR O SEU FILHO NA PARÓQUIA DE ALMANCIL:

A preparação para o Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial. No caso das crianças (até aos 5 anos de idade), cabe aos pais pedir o Batismo para os seus filhos. O pedido deve ser feito com, pelo menos dois meses de antecedência, para haver tempo de fazer todos os preparativos.

Os preparativos acima referidos incluem as reuniões de preparação para os pais e padrinhos e também as questões práticas referentes a datas e horas para a Celebração do Batismo e organização do processo administrativo.

Os Padrinhos

Os pais devem tomar a sério a escolha de bons padrinhos para seus filhos, a fim de que estes não se tornem numa mera «figura de adorno».

Para esta escolha, os pais não devem guiar-se apenas por razões de parentesco, de amizade e muito menos de prestígio social, mas sim pelo desejo sincero de confiar aos filhos, padrinhos que sejam capazes de influenciar eficaz e positivamente a sua educação cristã.

Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois.

O que é necessário para ser padrinho?

• Ter maturidade humana e cristã, para assumir as suas responsabilidades;
  • Ter recebido os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma);
  • Ter no mínimo 16 anos de idade;
  • Ser católico praticante.

Quais são as funções dos padrinhos

• Junto dos pais, apresentam à Igreja a criança que querem ver Batizada. Durante a celebração do Batismo, estão ao lado dos pais e participam das ações rituais.
  • E, com os pais, colaboram para que a criança chegue ao conhecimento de Jesus e viva com profundidade a fé e atue segundo o caminho do Evangelho.

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo

A veste batismal

A veste batismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo batismo o baptizado é incorporado na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que se deve vestir, no momento próprio.

A vela do Batismo

Deve ser adquirida antecipadamente, a vela do batismo, que, durante a celebração, vai ser acesa no Círio Pascal.

Os fotógrafos

Os pais podem escolher o fotógrafo que desejarem. Contudo, os fotógrafos devem fazer o seu trabalho de forma discreta.

Flores

Sempre que os pais desejarem ornamentar a Igreja com flores, devem contactar, com, pelo menos, duas semanas de antecedência, a Paróquia.

Transferências de Batismo

Quando o Batismo vai ser realizado noutra paróquia (diferente da paróquia de residência dos pais da criança), tem de haver um pedido de transferência do processo de batismo.
Nestes casos, os pais devem marcar, no Cartório Paroquial, um encontro com o pároco. As transferências de Batismo obedecem a critérios específicos que têm de ser respeitados.

Ler 7480 vezes Modificado em sexta, 13 setembro 2013 13:25