segunda, 17 dezembro 2012 15:59

Preparação para o Baptismo

Escrito por 
Classifique este item
(0 votos)

Preparação para o Baptismo

 

O Sacramento do Baptismo

 

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito Santo («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Batismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo».

 

 

Quem pode receber o Batismo?

 

«Todo o ser humano ainda não batizado – e só ele – é capaz de receber o Batismo».

 

O BATISMO DAS CRIANÇAS

 

Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento.

 

O BATISMO DOS ADULTOS

Desde os princípios da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais corrente nas terras onde o anúncio do Evangelho ainda é recente. O catecumenato (preparação para o Batismo) tem, nesse caso, um lugar importante; sendo iniciação na fé e na vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, Confirmação e Eucaristia.

(Conf. Catecismo da Igreja Católica)

 

COMO BATIZAR O SEU FILHO NA PARÓQUIA DE ALMANCIL:

A preparação para o Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial. No caso das crianças (até aos 5 anos de idade), cabe aos pais pedir o Batismo para os seus filhos. O pedido deve ser feito com, pelo menos dois meses de antecedência, para haver tempo de fazer todos os preparativos.

Os preparativos acima referidos incluem as reuniões de preparação para os pais e padrinhos e também as questões práticas referentes a datas e horas para a Celebração do Batismo e organização do processo administrativo.

 

Os Padrinhos

Os pais devem tomar a sério a escolha de bons padrinhos para seus filhos, a fim de que estes não se tornem numa mera «figura de adorno».

Para esta escolha, os pais não devem guiar-se apenas por razões de parentesco, de amizade e muito menos de prestígio social, mas sim pelo desejo sincero de confiar aos filhos, padrinhos que sejam capazes de influenciar eficaz e positivamente a sua educação cristã.

Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois.

 

O que é necessário para ser padrinho?

  • Ter maturidade humana e cristã, para assumir as suas responsabilidades;
  • Ter recebido os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma);
  • Ter no mínimo 16 anos de idade;
  • Ser católico praticante.

 

Quais são as funções dos padrinhos

  • Junto dos pais, apresentam à Igreja a criança que querem ver Batizada. Durante a celebração do Batismo, estão ao lado dos pais e participam das ações rituais.
  • E, com os pais, colaboram para que a criança chegue ao conhecimento de Jesus e viva com profundidade a fé e atue segundo o caminho do Evangelho.

 

Questões práticas a ter em conta antes do Batismo

 

A veste batismal

A veste batismal deve ser branca. O sentido do branco na liturgia tem a ver com a pureza. Pelo batismo o baptizado é incorporado na Igreja e nasce para uma vida nova, a vida da graça. Esse sentido de nova vida traz consigo a pureza interior simbolizada na veste branca que se deve vestir, no momento próprio.

 

 A vela do Batismo

Deve ser adquirida antecipadamente, a vela do batismo, que, durante a celebração, vai ser acesa no Círio Pascal.

 

 Os fotógrafos

Os pais podem escolher o fotógrafo que desejarem. Contudo, os fotógrafos devem fazer o seu trabalho de forma discreta.

 

 Flores

Sempre que os pais desejarem ornamentar a Igreja com flores, devem contactar, com, pelo menos, duas semanas de antecedência, a Paróquia.

 

 Transferências de Batismo

Quando o Batismo vai ser realizado noutra paróquia (diferente da paróquia de residência dos pais da criança), tem de haver um pedido de transferência do processo de batismo.
Nestes casos, os pais devem marcar, no Cartório Paroquial, um encontro com o pároco. As transferências de Batismo obedecem a critérios específicos que têm de ser respeitados.

Ler 7480 vezes Modificado em sexta, 13 setembro 2013 13:25

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Vermelho – Ofício da solenidade. Te Deum. + Missa própria do dia, Glória, sequência, Credo, pf. próprio. L 1 Act 2, 1-11; Sal 103 (104), 1ab e 24ac. 29bc-30. 31 e 34 L 2 1 Cor 12, 3b-7. 12-13 Ev Jo 20, 19-23 * Proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial. * Proibidas as Missas em oratórios privados. * Dia do Apostolado Organizado dos Leigos. * Aniversário da Ordenação episcopal de D. José Francisco Sanches Alves, Bispo Emérito de Évora (1998). * Na Diocese do Algarve – Ofertório para a Igreja Diocesana. * Na Diocese de Angra – Ofertório para a Acção Católica e Apostolado dos Leigos. * Nas Dioceses de Aveiro, Braga, Lamego, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Viana do Castelo e Vila Real – Ofertório para o Apostolado dos Leigos. * Na Diocese de Bragança-Miranda – Ofertório para a Formação e Acção Pastoral dos Leigos. * Na Diocese da Guarda – Ofertório para as Obras Diocesanas de Apostolado. * Na Diocese do Porto – Ofertório para a Acção Pastoral Diocesana. * Na Diocese de Viseu – Ofertório para a Acção Católica. * Na Congregação do Espírito Santo e nas Irmãs Missionárias do Espírito Santo – Titular da Congregação. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertório para a Catequese. * II Vésp. da solenidade – Compl. dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. maio 31
Visitação de Nossa Senhora
Seg. Jun. 01
São Justino

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Ecclesia

Agência ECCLESIA

Agência de Informação
  • «É enorme a nossa alegria de poder celebrar, efetiva e afetivamente na comunidade, a plenitude da Páscoa» – D. José Cordeiro Bragança, 31 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo da Diocese de Bragança-Miranda afirmou hoje que “tem um sabor e um saber renovados” a celebração litúrgica comunitária da Eucaristia com presença de fiéis e “portas […] The post Bragança-Miranda: Bispo destaca «sabor e saber renovados» da celebração comunitária da Eucaristia «com as portas abertas» appeared first on Agência ECCLESIA.

  • Padre Álvaro Lago realçou importância da trilogia «Deus, os jovens e as artes» Lisboa, 31 mai 2020 (ECCLESIA) – A Pastoral Juvenil Salesiana de Portugal anunciou hoje os vencedores do ‘Festival clip D. Bosco 2020’, concurso de curtas-metragens e fotografia para jovens residentes em Portugal e Cabo Verde, este ano numa edição especial realizada online. […] The post Pastoral Juvenil: Salesianos promoveram «Festival clip D. Bosco» online appeared first on Agência ECCLESIA.

  • D. José Ornelas presidiu à Missa na Sé depois de este sábado ter estado na Igreja do Montijo, na primeira celebração comunitária Setúbal, 31 mai 2020 (Ecclesia) – O bispo de Setúbal afirmou hoje que “é possível celebrar, com alegria, tranquilidade e em segurança” a Eucaristia e disse que “a festa de uns” não pode […] The post Covid-19: «É possível celebrar, com alegria, tranquilidade e em segurança» – Bispo de Setúbal (c/vídeo) appeared first on Agência ECCLESIA.

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
4
Favoritos web
18