São Matias, apóstolo

Sábado, 14 Maio 2022por Visualizações : 2055

14mai s. matias apostoloSão Matias ou São Matias, Apóstolo nasceu no século I na Judeia e morreu por volta do ano 80.

São Matias é citado pela primeira vez no livro dos Atos dos Apóstolos no capítulo 1, versículos 15 a 26.

Depois da ressurreição de Jesus, os discípulos reuniram-se para encontrar alguém que substituísse Judas Iscariotes como apóstolo. O número 12 era muito importante para o grupo dos Apóstolos, pois simbolizava as 12 tribos de Israel que, por sua vez, simbolizam todo o povo de Deus. Os 12 Apóstolos de Jesus simbolizam, assim, a restauração do povo de Deus. Por isso, era importante escolher o décimo segundo Apóstolo. Por ter sido escolhido depois, ele é chamado também de “Apóstolo Póstumo”.

Vejamos como aconteceu a escolha deste grande Apóstolo:

"Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: Com o preço de sua maldade se comprou um campo". O salmo 109 ordena ‘Que outro receba seu cargo’. Convém, então, que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus... E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos" (At 1, 21-26).

Através deste relato do Livro dos Atos, podemos deduzir que, embora não tenha sido contado entre os doze desde o início, Matias foi um discípulo de Jesus e acompanhou o ministério do Mestre desde o início.

Portanto São Matias conheceu Jesus pessoalmente. Certamente deve ter sido um dos setenta e dois discípulos que Jesus enviou a pregar pelas cidades conforme Lucas narra nos versículos 1 a 24 do capítulo 10.

São Matias era um discípulo fiel de Jesus, tanto que estava lá, presente entre os seguidores do Mestre, após a morte, ressurreição e Ascensão do Senhor.

Segundo a Tradição, o Apóstolo São Matias, depois de receber a força do Espírito Santo em Pentecostes, saiu em missão para evangelizar a Judeia, a região da Capadócia e, depois, ainda esteve nas terras distantes da Etiópia. A sua missão foi eficaz e converteu a muitos em todos esses lugares.

São Matias sofreu duras perseguições durante toda a sua missão apostólica. Porém, não desanimou. Incansável, São Matias anunciou o Evangelho de Jesus Cristo até o fim de sua vida. São Matias foi morto por apedrejamento e depois disso, foi decapitado na cidade de Jerusalém. Sabe-se que ele testemunhou até o fim sua fidelidade a Jesus, a despeito das injúrias, das torturas e da morte. Por causa de seu testemunho, muitos se converteram à fé em nosso Senhor Jesus Cristo.

São Matias, rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito