Santo Ângelo da Sicília

Quinta-feira, 05 Maio 2022por Visualizações : 1577
5mai s. angelo da siciliaSanto Ângelo da Sicília, também é conhecido como Ângelo de Jerusalém ou Ângelo de Licata. Santo Ângelo da Sicília nasceu em Jerusalém (Israel) a 2 de março de 1185 e faleceu a 5 de maio de 1220 em Licata, Sicília (Itália).
Santo Ângelo da Sicília era filho de pais judeus, chamados José e Maria. Um dia enquanto Santo Ângelo da Sicília fazia as suas orações, viu Nossa Senhora que lhe veio dizer que ia ter um irmão. Aos pais de Santo Ângelo da Sicília, tal parecia impossível pois já eram idosos. Contudo, quando a sua mãe soube que estava grávida os seus pais converteram-se. Depois do nascimento da criança, toda a família foi batizada e ao bebé foi dado o nome de João.
Ao se tornarem órfãos, Santo Ângelo da Sicília e o irmão foram educados pelo patriarca Nicodemos até a idade de 18 anos; quando entraram no convento Santa Ana dos Carmelitas junto à Porta Áurea em Jerusalém.
Após um ano de prova, Santo Ângelo da Sicília e o irmão foram para o Monte Carmelo. Viveram naquele monte por 10 anos em rigoroso ascetismo. Enquanto viveu no Monte Carmelo e inspirado pela força divina, Santo Ângelo da Sicília fez retornar à superfície um machado caído na água, passou o rio Jordão a pé enxuto, curou leprosos, fez ressurgir os mortos e cair fogo do céu.
Aos 28 anos, depois de ter estado em Jerusalém para receber a ordenação sacerdotal, Santo Ângelo da Sicília retirou-se para o deserto da Quarentena, onde permaneceu por 5 anos em oração e penitência. Ao final deste período, numa aparição Cristo ordenou a Santo Ângelo da Sicília para ir até à cidade italiana de Sicília com a finalidade de tentar a conversão de um pecador chamado Berengário, que há muito tempo convivia com a própria irmã e com a qual tinha tido 3 filhos. Antes, porém, devia passar por Alexandria para levar algumas relíquias.
Ao rezar para que o Senhor protegesse a Cidade Santa, Santo Ângelo da Sicília foi informado sobre o futuro de Jerusalém, da Terra Prometida e do Cristianismo no Egito, Ásia Menor e Europa Meridional: mensagem que ele deveria divulgar nas suas pregações. Santo Ângelo da Sicília saiu então do deserto e voltou para Jerusalém, onde o seu irmão João se tinha tornado patriarca. Ali Santo Ângelo da Sicília pregou para 60 mil pessoas e depois, junto com três companheiros, foi para Alexandria e levou as relíquias que o patriarca Atanásio lhe entregou. No dia 1 de abril de 1219 Santo Ângelo da Sicília embarcou numa nau genovesa. Antes de chegar à Sicília Santo Ângelo encontrou quatro navios cheios de sarracenos (árabes ou muçulmanos) que espancaram o santo e os companheiros.
Santo Ângelo da Sicília começou a rezar e do céu desceu fogo que matou 60 dos agressores e deixou cegos outros 300. Ao verem tal facto muitos dos agressores converteram-se e ficaram milagrosamente ficaram curados.
Depois da nau onde seguia Santo Ângelo da Sicília parar em Messina, dirigiram-se para Civittavecchia, aonde o santo entregou as relíquias a Frederico de Chiaramonte. Dali Santo Ângelo da Sicília dirigiu-se para Roma. Durante a vista aos lugares santos, em São João do Latrão, o santo encontrou-se com São Francisco e São Domingos. Na ocasião Santo Ângelo da Sicília predisse os estigmas a São Francisco e recebeu de São Francisco o anúncio de que seria martirizado em breve.
Retornando à Sicília, Santo Ângelo da Sicília foi hóspede dos basilianos de Santa Maria da Gruta em Palermo, aos quais pregou durante 40 dias. Depois foi para Agrigento. Passando pelas termas de Cefalà, Santo Ângelo da Sicília curou 7 leprosos (indicados com nome e lugar de origem), como também ao arcebispo de Palermo de nome Goffredo; pregou depois em Agrigento por 50 dias antes de chegar em Licata.
Quando chegou a Licata, Santo Ângelo da Sicília tentou converter Berengário primeiro em segredo e depois publicamente. Berengário não se converteu, mas Santo Ângelo da Sicília conseguiu que a sua irmã se convertesse. Desesperado por causa da conversão da irmã, Berengário feriu mortalmente Santo Ângelo da Sicília com cinco golpes de espada, no dia 5 de maio de 1220, enquanto o santo pregava para 5.000 pessoas junto à igreja dos santos Felipe e Tiago perto do mar.
Antes de morrer, Santo Ângelo da Sicília recomendou que não vingassem a sua morte. Oito dias depois da sua morte e de vários prodígios, Santo Ângelo da Sicília apareceu ao arcebispo de Palermo e lhe pediu sepultura.
Santo Ângelo da Sicília, rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 31-42; Sl 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17 Ev Jo 6, 60-69 * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da criação da Diocese (1922). * Na Ordem de São Domingos – S. Inês de Montepulciano, virgem – MF * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – Bem-Aventurada Virgem santa Maria, Rainha e Mãe do “Rogate” – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor