Beato Óscar Romero

Quinta-feira, 24 Março 2022por Visualizações : 2452

24Mar Oscar RomeroBeato Óscar Romero nasceu no dia 15 de agosto de 1917 em Ciudad Barrios, San Miguel (El Salvador) e foi assassinado no dia 24 de março de 1980 em San Salvador (capital do país El Salvador). O Beato Óscar Arnulfo Romero Galdámez nasceu no seio duma família de origens humildes.

No ano de 1931 o beato Óscar Romero ingressou no Seminário Menor de San Miguel, onde ficou conhecido como 'O menino da flauta', pela sua habilidade em utilizar uma flauta de bambu que herdou do pai. Em 1937, Óscar Romero ingressou no Seminário Maior San José de la Montaña, em San Salvador, e sete meses depois, viajou para Roma a fim de estudar teologia. Em Roma, Óscar Romero presenciou as calamidades da Segunda Guerra Mundial.

Óscar Romero foi ordenado sacerdote a 4 de abril de 1942 na cidade de Roma (Itália).Retornou a El Salvador, na função de pároco. Era um sacerdote generoso e atuante: visitava os doentes, lecionava religião nas escolas, foi capelão do presídio; os pobres carentes faziam fila na porta de sua casa paroquial, pedindo e recebendo ajuda. Durante 26 anos, na função de vigário, o padre Óscar Romero conheceu a miséria profunda que assolava o seu pequeno país.

Óscar Romero foi nomeado bispo auxiliar de San Salvador a 21 de junho de 1970, e em 15 de outubro 1974, bispo de Santiago de María. Três anos depois a 3 de fevereiro de 1977, Óscar Romero foi nomeado arcebispo de San Salvador, chegando à capital com fama de conservador. No fundo Óscar Romero era um homem do povo, simples, de profunda sensibilidade para com os sofrimentos da maioria, de firme perspicácia aliada à coragem de decisão.

Em março de 1977, um padre seu amigo, Rutilio Grande, foi assassinado junto com dois camponeses. Esse incidente, transformou Óscar Romero, que passou a denunciar as injustiças sociais por meio da rádio católica Ysax e do semanário Orientación. Por isso, chegou a ser conhecido como "A voz dos sem voz”.

Nas suas homilias dominicais o arcebispo Óscar Romero denunciava as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador.

No ano de 1979, o presidente do país foi deposto pelo golpe militar. A ditadura instalou-se no país e, pouco a pouco, a violência aumentou. Reinou o caos político, económico e institucional no país. De janeiro a março de 1980 foram assassinados 1015 salvadorenhos. Os responsáveis pertenciam às forças de segurança e às organizações conservadoras do regime militar instalado no país. Nessa ocasião, dois sacerdotes foram assassinados violentamente por defenderem os camponeses, que foram pedir abrigo em suas paróquias. Dom Romero teve que se posicionar e, de pronto, colocou-se no meio do conflito. Não para aumentá-lo, mas para ajudar a resolvê-lo.

Duas semanas antes de sua morte, 200 sargentos, cabos e soldados, enviaram ao arcebispo Óscar Romero uma carta, pedindo-lhe que falasse com o Alto Comando para que não os obrigasse a matar os seus próprios conterrâneos, companheiros e os pequenos agricultores. O Alto Comando, irritado, exigiu do Arcebispo os nomes dos assinantes. Dom Romero não apenas se recusou a dar os nomes, como convocou os soldados a desobedecerem ao Alto Comando: “Sigam a vossa consciência. A voz de Deus é mais poderosa que a obediência ao Exército.”

Essa afirmação de Dom Óscar Romero não caiu bem junto daqueles a quem o arcebispo criticava. No dia 24 de março de 1980, enquanto celebrava a missa na capela do Hospital da Divina Providência, em El Salvador, Dom Romero foi fuzilado, por um atirador de elite do exército salvadorenho.

Óscar Romero foi beatificado no dia 23 de maio de 2015. No dia 7 de março de 2018 o Papa Francisco assinou um decreto reconhecendo um milagre atribuído à intercessão de Óscar Romero, o que conduzirá à sua canonização.

• S. Jorge, mártir – MF S. Adalberto, bispo e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L 1 At 11, 19-26; Sl 86 (87), 1-3. 4-5. 6-7 Ev Jo 10, 22-30 * Na Ordem Agostiniana – B. Helena de Údine, viúva – MF * Na Ordem Beneditina – S. Adalberto, bispo e mártir – MF; S. Jorge – MF * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Teresa Maria da Cruz Manetti, virgem – MF * Na Ordem Franciscana – B. Egídio de Assis, religioso, da I Ordem – MF * Na Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – I Vésp. de S. Bento Menni. * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – I Vésp. de S. Maria Eufrásia Pelletier.

Ter. Abr. 23
Santo Adalberto de Praga