Clemente de Dunblanne

Sexta-feira, 19 Março 2021por Visualizações : 1686

19Mar Clemente de DunblannePensa-se que Clemente de Dunblane terá nascido na Escócia, contudo a data é desconhecida. Veio a falecer em 1258 em Dunblane (Escócia). Não há informações fidedignas sobre as origens ou família de Clemente de Dunblane. Sabe-se que Clemente de Dunblane foi admitido na Ordem dos Pregadores (dominicanos) em Paris no ano de 1219. Embora não esteja confirmado, considera-se que Clemente de Dunblane foi ordenado sacerdote em 1221.
Clemente de Dunblane foi reconhecido mais tarde pela sua capacidade de compreender e falar idiomas.
Clemente de Dunblane foi sagrado bispo a 4 de setembro de 1233 por William de Malveisin, bispo de St. Andrews. O bispo Clemente ficou à frente da pequena diocese de Dunblane. A sua posição como bispo de Dunblane proporcionou-lhe a oportunidade de participar de vários assuntos nacionais e internacionais. Participou em 1241, no capítulo geral da Ordem cisterciense. Em 1249, Clemente de Dunblane fez parte do movimento para a canonização da rainha Margarida da Escócia (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/11/17/36710/-/santa-margarida-da-esc%C3%B3cia.html), um dos antepassados dos reis escoceses do seu tempo. Clemente de Dunblane foi encarregado de investigar a sua santidade e no ano seguinte a rainha foi canonizada. Em 1247, o Papa Inocêncio IV concedeu a Clemente de Dunblane a nomeação de cobrador de impostos papal. Clemente foi encarregado de coletar uma vigésima parte de todas as receitas da igreja no Reino da Escócia a fim de financiar uma nova cruzada. A nomeação de Clemente de Dunblane faz parte da iniciativa de angariação de fundos realizada pela hierarquia eclesiástica em toda a cristandade ocidental.
Clemente de Dunblane faleceu no ano de 1258. Depois da sua morte Walter Bower, escreveu: “Clemente, bispo de Dunblane, morreu; aquele extraordinário membro da Ordem dos Pregadores, um homem eloquente na tradução de várias línguas, poderoso no discurso e na ação aos olhos de Deus e dos homens. Ele achou a igreja da catedral de sua diocese reduzida, através do descuido de seus predecessores, a um declínio em que os escritórios divinos eram celebrados apenas três vezes por semana, como se fosse uma capela rural. Ele reconstruiu-o para ser um santuário sagrado, enriquecido com terras e bens e aumentou seu prestígio, adicionando vantagens e canhonarias”.

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III