Beato Simão de Cássia

16Fev B. Simao de CassiaBeato Simão de Cássia, também é conhecido como Simão Fidati de Cássia. Sabe-se que o beato nasceu no final do Século XIII, supõe-se que por volta do ano 1295 na cidade de Cássia (Itália) e veio a falecer a 2 de fevereiro de 1348 em Florença (Itália).

Começou por estudar ciências naturais que posteriormente abandonou para se dedicar ao estudo da teologia e das escrituras. Entrou para a Ordem Agostiniana muito jovem, com cerca de 20 anos. Começou a pregar no ano de 1318, e era reconhecido como um pregador brilhante em cidades como Perugia, Bolonha, Siena e Florença.  Apesar de censurar severamente os pecados da época, o auditório escutava com atenção os seus sermões.

O beato Simão de Cássia foi também muito apreciado como escritor, ocupação que lhe tomava grande parte das noites, segundo o testemunho de frei João de Salerno que viveu a seu lado aproximadamente dezassete anos. Na mais popular de suas obras, intitulada "A Ordem da vida Cristã ", nas origens do italiano vulgar, faz uma vigorosa chamada ao seguimento e imitação de Cristo, um ideal proposto amplamente na sua obra-prima "O Serviço de Nosso Salvador".

A propósito desta última obra, conta-se como em uma ocasião, enquanto projetava a conveniência e modo de redigi-la, ter-lhe-á aparecido o Senhor sob a aparência de um jovem que o convidava a beber do cálice que levava em suas mãos. Simão provou-o e "a doçura desta bebida ficou-lhe gravada durante o resto de sua existência, fazendo que lhe parecesse insípido qualquer outro alimento; e em seguida começou a escrever a referida vida do Salvador".

Especial menção merece também seu "Epistolário" (uma coleção de aproximadamente 50 cartas escritas pelo Beato Simão de Cássia), onde se documenta a atividade de Simão como diretor espiritual em contato com pessoas de todo tipo e categoria social.

Como pregador e como escritor influiu notavelmente na vida pública de seu tempo, apesar de seu viver esquivo, com o contínuo desejo de solidão, dedicado preferencialmente à oração e ao estudo. Nesta linha explica-se a sua total recusa a qualquer cargo de governo.

Simão de Cássia tinha uma devoção especial pela humanidade de Jesus que, para ele, era a chave da vida Cristã. Tal devoção estava enraizada no contexto da tradição Agostiniana da "Teologia do Coração", ponto central do amor de Deus.

O sucesso nunca tomou conta de sua vida e Simão de Cássia manteve-se fiel à sua vocação. Ele vivia a caridade cristã, a obediência à Ordem e o senso de comunidade e amor fraterno como os mais importantes valores da vida religiosa e comunitária.

Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo, na Itália. Sua doutrina exerceu uma grande influência.  Cheio de sinceridade, não admitia fingimentos e segundas intenções. Amante da solidão contemplativa, foi um incansável apóstolo, a serviço da obediência. Antes de tudo a obediência, sempre que não se oponha à caridade.

A obediência a Ordem e a comunidade e amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Formar Cristo em todos foi o motivo inspirador de sua vida.

Vítima da "grande peste" que assolou a Europa, morreu em Florença no ano de 1348.

Foi beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1833.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Ef 2, 12-22; Sal 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14 Ev Lc 12, 35-38 * Na Ordem Agostiniana – S. Madalena de Nagasaki, virgem e mártir – MO * Na Ordem Franciscana (III Ordem) – B. Contardo Ferrini, da III Ordem – MF * Na Congregação dos Sagrados Corações – S. Caprásio, mártir – MF * Na Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor – Ofício e Missa votivos do Sagrado Coração de Jesus. * Na Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue – I Vésp. de S. Gaspar del Búfalo.

Beato Contardo Ferriri
S, Madalena de Nagasaki
São Caprásio
Qua. Out. 21
São Gaspar del Bifalo

• Realiza-se no próximo dia 28 deste mês, na igreja matriz de São Pedro, em Faro, a missa de abertura do ano académico da Universidade do Algarve (UAlg). A celebração, promovida pela Capelania da UAlg, que será presidida pelas 21h pelo capelão, o cónego Carlos César Chantre, incluirá a bênção do traje dos estudantes. A eucaristia, […] The post Missa com bênção do traje marca abertura do ano académico da Universidade do Algarve first appeared on Diocese do Algarve.

• A ‘Semana Conviva’ tinha sido anunciada no passado dia 5 de setembro, na iniciativa que assinalou no Algarve o Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos que costuma ter lugar anualmente em Fátima e que este ano pôde realizar-se devido à pandemia de covid-19. O diretor espiritual no Algarve daquele movimento tinha adiantado que a […] The post ‘Semana Conviva’ quer ajudar jovens algarvios a (re)construir a fé em Igreja first appeared on Diocese do Algarve.