Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santa Anastácia

Sábado, 25 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1259

22 12 Santa AnastáciaSanta Anastácia também é conhecida como Anastácia de Sirmio ou Anastácia, a Curandeira. Nada se sabe em relação à data ou local do nascimento de Santa Anastácia. Em relação ao seu falecimento, sabe-se que morreu a 25 de Dezembro de 304 em Sirmio.

Santa Anastácia era filha de Protestato e Fausta, ambos romanos e pagãos, e uma jovem belíssima. Junto com sua mãe, foi convertida à fé cristã pelo seu professor São Crisogono. As duas dedicavam-se a ajudar os pobres e a converter os pagãos.

Com a morte da mãe, o pai impôs a Santa Anastácia, o casamento com Públio, um rico pagão da nobreza romana. Mesmo contra vontade, Santa Anastácia casou-se. Logo o marido a proibiu de envolver-se com qualquer tipo de atividade, como era de costume entre as damas da sociedade. Mas Santa Anastácia continuou a ajudar os pobres às escondidas e, quando o marido foi informado, puniu-a com crueldade. Foi proibida de sair de casa. Naquele momento, o consolo veio por meio dos conselhos do professor Crisogono, que já era perseguido e acabou por ser preso.

O marido de Santa Anastácia, Públio, foi nomeado pelo imperador Diocleciano embaixador na Pérsia. Partiu deixando Santa Anastácia sob a guarda de Codizo, homem cruel que tinha ordem de deixá-la morrer lentamente. Logo chegou a notícia da morte súbita de Públio. 

Santa Anastácia foi libertada e soube que seu conselheiro, Crisogono, seria transferido para o julgamento na Corte imperial de Aquiléia. Santa Anastácia acompanhou São Crisogono na viagem e assistiu ao interrogatório e, depois, à sua decapitação.

Cada vez mais firme na fé, Santa Anastácia voltou a prestar caridade aos pobres e a pregar o evangelho de Cristo. Suspeita de ser cristã, foi levada à presença do prefeito de Roma, que tentou fazê-la renunciar à sua religião. Também o próprio imperador Diocleciano tentou convencê-la, mas tudo inútil. Anastácia voltou para a prisão.

Em seguida, Diocleciano partiu para a Macedónia, levando consigo os prisioneiros cristãos. Da Macedônia foram para Esmirna, na Dalmácia, atual Turquia. 

Lá, outros cristãos denunciados foram presos. Entre eles estavam a matrona Teodora e seus três filhos, depois também santos da Igreja.  Santa Anastácia dispensava-lhes especial atenção.

Os carcereiros informaram o imperador, que mandou prender Santa Anastácia durante um mês no pior dos regimes carcerários. No fim do período, ela estava mais bela do que antes, e ainda mais firme na sua fé. Inconformado, o imperador entregou-a para ser morta junto com os outros presos cristãos. 

Santa Anastácia morreu queimada viva, no dia 25 de dezembro de 304, em Esmirna.

É recordada no dia da sua morte, na missa do período da tarde, em virtude da festa do Natal de Jesus Cristo.

 

Santa Anastácia rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18