São João de Quenty (Câncio)

Quinta-feira, 23 Dezembro 2021por Visualizações : 2255

23 12 S. João CâncioSão João de Quenty (Câncio) também conhecido como São João Câncio nasceu a 23 de Junho de 1390, no povoado de Quenty, Cracóvia (Polónia). Faleceu a 24 de Dezembro de 1473 em Cracóvia.

São João de Quenty (Câncio) estudou na Universidade de Cracóvia e lá se formou. Depois foi professor na mesma universidade até à data da sua morte. A grande preocupação de São João de Quenty (Câncio) era transmitir aos alunos os conhecimentos "não à luz de uma ciência fria e anônima, mas como irradiação da ciência suprema que tem sua fonte em Deus".

Mesmo depois de ser ordenado sacerdote, São João de Quenty continuou a cultivar a ciência, ao mesmo tempo que fazia seu trabalho pastoral como vigário da paróquia de Olkusz, sob o lema "Mais para o alto!", procurando dar à sua vida sempre o sentido para Deus.

Homem de profunda vida interior, São João de Quenty jejuava e penitenciava-se semanalmente, ao mesmo tempo que espalhava o amor pelo próximo entre os estudantes e os pobres da cidade. Era um homem sério, humilde e generoso para com os pobres, dormia pouco, não comia carne e jejuava com frequência.

São João de Quenty foi como peregrino a Jerusalém e desejava ser martirizado pelos turcos. Fez quatro peregrinações a Roma carregando sua bagagem nas costas. Por várias vezes São João de Quenty foi avisado sobre a sua saúde, mas dizia que os Monges do Deserto tinham vida longa em condições que nenhum médico recomendaria, mas tinham a presença de Deus.

Numa dessas viagens, São João de Quenty foi assaltado, os bandidos exigiram que lhes desse tudo que tinha, depois perguntaram ainda se não estava escondendo mais nada. Ele afirmou que não. Depois dos ladrões partirem, o santo lembrou-se que ainda tinha algumas moedas no forro do manto. Achou-as, correu atrás dos bandidos, deu-lhes as moedas e ainda pediu desculpa pelo esquecimento.

Anos depois, ao perceber a proximidade da morte, distribuiu os poucos bens que possuía aos pobres, falecendo às vésperas do Natal de 1473.

Foi canonizado pelo Papa Clemente XIII a 16 de Julho de 1767.

São João de Quenty rogai por nós!

• Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Qui. Mar. 28
São Sisto III