Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Pedro Canísio

Terça-feira, 21 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1165

21 12 Pedro CanísioSão Pedro Canísio, (Pieter Kanis) nasceu a 8 de Maio de 1521 em Nimega (actual Países Baixos) e faleceu a 21 de Dezembro de 1597 em Friburgo (Suiça).

Era filho de Jacob Kanis, burgo mestre de Nimega (Presidente da Câmara) e de Ægidia van Houweningen. Ficou órfão de mãe ainda bébé. Estudou na Universidade de Colónia, onde terminou o mestrado com apenas 19 anos. Aí conheceu Pedro Fabro (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/08/02/48027/-/b-pedro-fabro.html) e em 1543, tornou-se o primeiro holandês a juntar-se à ordem dos jesuítas.

São Pedro Canísio exerceu forte influência sobre Fernando I, o imperador do Sacro Império Romano-Germânico, lembrando-o incessantemente do perigo iminente para sua alma caso ele concedesse mais direitos aos protestantes em troca de apoio militar. Quando percebeu que o filho e herdeiro de Fernando, Maximiliano, poderia se declarar abertamente protestante, convenceu o imperador a ameaçá-lo de deserdação caso abandonasse a fé católica

São Pedro Canísio foi um educador e pregador influente. Foi-lhe oferecido o posto de bispo de Viena, porém São Pedro Canísio recusou-o para que pudesse continuar com as suas viagens e pregações. No entanto, foi administrador apostólico da Diocese de Viena de 1554 a 1555 até que um bispo pudesse assumir. Mudou-se depois para a Alemanha e lá tornou-se um dos principais teólogos católicos durante o Colóquio de Worms em 1557, servindo depois como principal pregador da Catedral de Augsburgo de 1559 a 1568, onde diz-se que confessava sua fé católica de forma contundente pelo menos três ou quatro vezes por semana. Dizia-se que sua pregação era tão convincente que atraiu centenas de protestantes de volta para a velha fé.

São Pedro Canísio lutou contra a disseminação do protestantismo na Alemanha, Áustria, Boémia, Morávia e Suíça. A restauração da Igreja Católica na Alemanha depois da Reforma Protestante é atribuída ao trabalho da Companhia de Jesus, que S. Pedro Canísio liderava. Quando deixou a Alemanha, em 1590, a ordem dos jesuítas havia evoluído de quase nada para uma ferramenta poderosa da Contrarreforma.

São Pedro Canísio passou os últimos vinte anos de sua vida em Friburgo, onde fundou uma escola preparatória jesuíta, o Collège Saint Michel.

São Pedro Canísio ensinava que, apesar de existirem muitos caminhos que conduzem a Jesus Cristo, a veneração da Virgem Maria é o melhor, como atestam seus sermões e cartas. Explica a Ave Maria como a base para a piedade católica mariana. A frase "Santa Maria, Mãe de Deus, orai por nós pecadores.", que aparece na oração da Ave Maria apareceu pela primeira vez no catecismo de São Pedro Canísio datado de 1555. Onze anos depois, a sentença foi incluída no "Catecismo do Concílio de Trento" de 1566.

Aos setenta anos, São Pedro Canísio sofreu um derrame que o deixou parcialmente paralisado, no entanto isso não o impediu de continuar a pregar e a escrever, com a ajuda de um secretário, até o dia de sua morte, a 21 de Dezembro de 1597.

Foi canonizado e declarado Doutor da Igreja a 21 de Maio de 1925 pelo Papa Pio XI.

 

São Pedro Canísio rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. João I, papa e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L1: At 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev: Jo 15, 1-8 * Na Ordem Agostiniana – B. Guilherme de Tolosa, presbítero – MF * Na Ordem Franciscana – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – FESTA * Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – S. Rafaela Maria, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – B. Gerardo Mecatti de Villamagna, religioso – MO * Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – S. Estanislau Papczynski, Fundador da Congregação – SOLENIDADE. * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Deis – B. Guadalupe Ortiz de Landázuri – MF * Na Congregação Salesiana – S. Leonardo Murialdo, presbítero – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18