São Graciano

Sábado, 18 Dezembro 2021por Visualizações : 2013

18 12 São Graciano

Não se sabe muito sobre a vida de São Graciano. Desconhece-se a data do seu nascimento, e relativamente à data do seu falecimento sabe-se que a mesma terá ocorrido cerca do ano 300 na cidade de Tours (França).

No ano de 249, o papa Fabião (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/20/4926/-/s-fabi%C3%A3o.html) terá enviado sete missionários para evangelizar a região da Gália (actual França).

Os sete missionários terão sido: São Graciano; Trophime d’Arles; Paul de Narbonne; Saturnin de Toulouse; Denis de Paris; Austremoine de Clermont; Martial de Limoges (nomes em francês dos missionários à excepção de São Graciano).

São Graciano foi o primeiro bispo de Tours. Quando São Graciano chegou à cidade a mesma não tinha igreja, os pobres eram maltratados e os doentes, marginalizados; Tours era dominada, completamente, pelo paganismo. Desde o início, como representante do catolicismo, São Graciano passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração dos falsos deuses.

Em certos períodos, a perseguição era tanta e tão feroz que São Graciano precisou esconder-se em lugares solitários. Lá, reunia os cristãos e os interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a missa e pregar a palavra de Cristo.

Mas o São Graciano perseverou e o grupo de cristãos foi crescendo. Os pobres da cidade, pela primeira vez, começaram a receber atenção e ajuda comunitária. São Graciano fundou, um hospital para os doentes abandonados visto que não existia nenhum na região.

Segundo a tradição, o próprio Jesus terá aparecido a São Graciano para o avisar que a sua morte se aproximava.

Morreu, numa data imprecisa, no ano 300/301. O seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que implantara nos arredores da cidade.

São Graciano rogai por nós!

• Vermelho. Ofício divino com as particularidades indicadas no Próprio. CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DO SENHOR L 1 Is 52, 13 – 53, 12; Sl 30 (31), 2 e 6. 12-13. 15-16. 17 e 25 L 2 Heb 4, 14-16 – 5, 7-9 Ev Jo 18, 1 – 19, 42 * Em todas as dioceses de Portugal – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Nas Dioceses de Cabo Verde – Ofertas para os Lugares Santos de Jerusalém. * Aqueles que participam na celebração da Paixão do Senhor, não dizem Vésperas. * Completas dep. II Vésp. dom.

Sáb. Mar. 30
São João Clímaco