Erro
  • Erro ao carregar sinal web

Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Graciano

Sábado, 18 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1113

18 12 São Graciano

Não se sabe muito sobre a vida de São Graciano. Desconhece-se a data do seu nascimento, e relativamente à data do seu falecimento sabe-se que a mesma terá ocorrido cerca do ano 300 na cidade de Tours (França).

No ano de 249, o papa Fabião (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/20/4926/-/s-fabi%C3%A3o.html) terá enviado sete missionários para evangelizar a região da Gália (actual França).

Os sete missionários terão sido: São Graciano; Trophime d’Arles; Paul de Narbonne; Saturnin de Toulouse; Denis de Paris; Austremoine de Clermont; Martial de Limoges (nomes em francês dos missionários à excepção de São Graciano).

São Graciano foi o primeiro bispo de Tours. Quando São Graciano chegou à cidade a mesma não tinha igreja, os pobres eram maltratados e os doentes, marginalizados; Tours era dominada, completamente, pelo paganismo. Desde o início, como representante do catolicismo, São Graciano passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração dos falsos deuses.

Em certos períodos, a perseguição era tanta e tão feroz que São Graciano precisou esconder-se em lugares solitários. Lá, reunia os cristãos e os interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a missa e pregar a palavra de Cristo.

Mas o São Graciano perseverou e o grupo de cristãos foi crescendo. Os pobres da cidade, pela primeira vez, começaram a receber atenção e ajuda comunitária. São Graciano fundou, um hospital para os doentes abandonados visto que não existia nenhum na região.

Segundo a tradição, o próprio Jesus terá aparecido a São Graciano para o avisar que a sua morte se aproximava.

Morreu, numa data imprecisa, no ano 300/301. O seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que implantara nos arredores da cidade.

 

São Graciano rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18