Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Graciano

Sábado, 18 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1129

18 12 São Graciano

Não se sabe muito sobre a vida de São Graciano. Desconhece-se a data do seu nascimento, e relativamente à data do seu falecimento sabe-se que a mesma terá ocorrido cerca do ano 300 na cidade de Tours (França).

No ano de 249, o papa Fabião (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/01/20/4926/-/s-fabi%C3%A3o.html) terá enviado sete missionários para evangelizar a região da Gália (actual França).

Os sete missionários terão sido: São Graciano; Trophime d’Arles; Paul de Narbonne; Saturnin de Toulouse; Denis de Paris; Austremoine de Clermont; Martial de Limoges (nomes em francês dos missionários à excepção de São Graciano).

São Graciano foi o primeiro bispo de Tours. Quando São Graciano chegou à cidade a mesma não tinha igreja, os pobres eram maltratados e os doentes, marginalizados; Tours era dominada, completamente, pelo paganismo. Desde o início, como representante do catolicismo, São Graciano passou a ser perseguido pelos infiéis, que não queriam deixar a adoração dos falsos deuses.

Em certos períodos, a perseguição era tanta e tão feroz que São Graciano precisou esconder-se em lugares solitários. Lá, reunia os cristãos e os interessados em converter-se para poder celebrar os sacramentos, a missa e pregar a palavra de Cristo.

Mas o São Graciano perseverou e o grupo de cristãos foi crescendo. Os pobres da cidade, pela primeira vez, começaram a receber atenção e ajuda comunitária. São Graciano fundou, um hospital para os doentes abandonados visto que não existia nenhum na região.

Segundo a tradição, o próprio Jesus terá aparecido a São Graciano para o avisar que a sua morte se aproximava.

Morreu, numa data imprecisa, no ano 300/301. O seu corpo foi sepultado no cemitério cristão que implantara nos arredores da cidade.

 

São Graciano rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, Apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos. L1: Rom 10, 9-18; Sal 18 A, 2-3. 4-5 Ev: Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18