Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João da Mata

Sexta-feira, 17 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1209

17 12 Joao da Mata

São João da Mata também é conhecido como S. Jean de Matha, nasceu a 23 de Junho de 1160, em Faucon-de-Barcelonnette, França e faleceu a 17 de Dezembro de 1213 em Roma, Itália. Era filho de Euphème de Matha, um nobre espanhol, conde de Barcelona e de Provença, e de Martha.

S. João da Mata mudou-se com a família para Marselha, onde começou os estudos. A sua mãe foi também sua professora na infância, introduzindo-o desde cedo aos círculos dos conventos e hospitais. A educação da mãe influenciou fortemente São João da Mata. Desde pequeno, São João da Mata mostrou preocupação para com os injustiçados.

São João da Mata estudou na Universidade d'Aix, e depois na Universidade de Paris, onde obteve o grau de doutor em Teologia. O bispo de Paris na altura, Maurice de Sully, incentivou São João da Mata a tornar-se sacerdote.

Em 1193, São João da Mata conhece Félix de Valois (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/20/39559/-/s-f%C3%A9lix-de-val%C3%B3is.html) e retira-se para a floresta tornando-se discípulo de São Félix.

João da Mata teve uma visão no dia em que celebrou a sua primeira missa em que ele e São Félix teriam sido chamados a criar uma ordem cuja missão seria resgatar cristãos presos pelos turcos. Junto com São Félix, São João da Mata monta então uma pequena congregação na floresta. A Ordem da Santíssima Trindade e da Redenção dos cativos, ou Padres Trinitários, como são conhecidos, foi fundada em 1197 e aprovada pelo Papa Inocêncio III a 17 de Dezembro de 1198.

Apesar da ordem ter sido criada em França, os primeiros membros a serem admitidos não foram franceses, mas os ingleses Roger Dees e João, o Inglês, e um escocês, Guilherme Scot, antigos condiscípulos de João da Mata.

Construíram um mosteiro em Cerfroi (actual Brumetz), nos arredores de Paris, que depois se tornou a Casa-mãe da Ordem dos Trinitários. Em seguida conseguiram ajuda para construir um mosteiro em Paris, perto da capela atualmente dedicada a São joão de Matha. De lá os sacerdotes missionários formados passaram a soltar os cativos, levando-os, em triunfo, a Paris. O próprio João da Mata organizou uma expedição à África, onde resgatou, pessoalmente, um grande número de cristãos em cativeiro. Em uma segunda viagem, caiu nas mãos dos muçulmanos, foi espancado e deixado a sangrar nas ruas de Túnis, na Tunísia.

São João da Mata recuperou-se, reuniu os cristãos e embarcaram num navio que devia levá-los a Roma. O barco foi atacado, as velas rasgadas e o leme partido. Os registros e a tradição contam que João da Mata tirou o manto, rezou, transformou-o numa vela, pediu a Deus que guiasse o navio e, assim, chegaram ao porto da cidade italiana de Óstia.

Faleceu no dia 17 de Dezembro de 1213, em Roma

Foi canonizado pelo papa Alexandre VII a 21 de Outubro de 1666.

 

São João da Mata rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. André, Apóstolo – FESTA Vermelho – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos. L1: Rom 10, 9-18; Sal 18 A, 2-3. 4-5 Ev: Mt 4, 18-22 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Diocese de Beja – Aniversário da entrada solene de D. José João dos Santos Marcos.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18