Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Finiano Clonard

Domingo, 12 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1226

12 12 Finiano Clonard

São Finiano de Clonard nasceu por volta do ano de 470 em Myshall (actualmente County Carlow, na Irlanda) e faleceu a 12 de Dezembro de 549.  Era filho de Rudraigh (um nobre de Ulster, província irlandesa) e de Telach. Foi baptizado por Abão de Magheranoidhe

De acordo com algumas fontes, Finnian estudou por um tempo no centro monástico de S. Martinho de Tours (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/11/36960/-/s-martinho-de-tours.html) na Gália (actual França). Mais tarde, São Finiano de Clonard foi para o País de Gales e continuou os seus estudos no mosteiro de Cadoc the Wise, em Llancarfan (cujo nome-lugar se traduz como "o Llan dos veados") em Glamorgan. S. Finiano de Clonard permaneceu lá trinta anos, em oração e estudo. Realizou cópias dos clássicos de Roma e da Vulgata de São Jerónimo.

De acordo com o Codex Salmanticensis, após os trinta anos de permanência no mosteiro de Cadoc the Wise, S. Finiano de Clonard voltou para sua terra natal.

São Finiano veio primeiro a Aghowle, no condado Wicklow, onde o rei de Leinster lhe concedeu um sítio. Aí, S. Finiano de Clonard fundou uma comunidade monástica em Skellig Michael, ao largo da costa de Kerry (irlanda). De lá, foi ao mosteiro de St Brigid em Kildare. Cerca do ano 520, S. Finiano de Clonard foi finalmente liderado por um anjo para Cluain Eraird (Clonard, County Meath) no rio Boyne.

Em Clonard, S. Finiano construiu uma pequena cela e uma igreja de argila e acácia, e entrou em uma vida de estudo, mortificação e oração. A fama de sua aprendizagem e santidade logo se espalhou, e os estudiosos de todas as idades vinham de todos os lados para o seu retiro monástico. São Finiano de Clonard estabeleceu um mosteiro inspirado nas práticas dos mosteiros galeses. A regra de Clonard era conhecida pelo seu rigor e ascetismo.

São Finiano de Clonard foi o mais distinto dos santos da Irlanda no período imediatamente após S. Patrício (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2018/03/17/47774/-/s-patr%C3%ADcio.html) [St. Patrick's].

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18