Santa Maria Maravilhas de Jesus

Sábado, 11 Dezembro 2021por Visualizações : 2244

11 12 S. Maria Maravilhas de Jesus

Santa Maria Maravilhas de Jesus nasceu a 4 de Novembro de 1891 na cidade de Madrid (Espanha) e faleceu a 11 de Dezembro de 1974 no convento em La Aldehuela (Madrid). Era filha de Dom Luís Pidal y Mon e de Dona Cristina Chico de Gusmán y Muñoz, marqueses de Pidal. O pai de Santa Maria Maravilhas de Jesus era o embaixador espanhol para a Santa Sé e havia sido Ministro de Fomento. Santa Maria Maravilhas de Jesus foi baptizada com apenas 8 dias, na Paróquia de São Sebastião com o nome Maria Maravilhas Pidal y Chico de Gusmán.

Santa Maria Maravilhas de Jesus criou com o seu irmão, Alejandro Pidal, a União Católica, um partido político que agradou muito ao Papa Leão XIII e à maioria dos bispos espanhóis.  Em um ambiente de tanta religiosidade e distinção, a educação da santa foi esmeradíssima. Santa Maria Maravilhas de Jesus recebeu o sacramento da confirmação em 1896 e a primeira comunhão em 1902.

Santa Maria Maravilhas de Jesus dizia que sua vocação havia nascido com ela.  Em sua juventude, além de cultivar sua vida de piedade e de levar a cabo seus estudos privados da língua e cultura geral, dedicou-se às obras de beneficência e caridade, ajudando muitas famílias, pobres e marginalizados.

Santa Maria Maravilhas de Jesus entrou para o Carmelo de El Escorial (Madrid) no dia 12 de Outubro de 1919 e fez a sua profissão religiosa em 1921.

Em 19 de Maio de 1924, a irmã Maria Maravilhas e outras três religiosas do Carmelo de El Escorial instalaram-se numa casa provisória no povoado de Getafe para, dali, atender à edificação do convento do Cerro. Nesta ocasião, Santa Maria Maravilhas de Jesus fez sua profissão solene em 30 de Maio de 1924.

Em Junho de 1926 foi nomeada priora da comunidade e, poucos meses depois, em 31 de Outubro, se inaugurava o novo Carmelo em Cerro de los Angeles.

Em 1933 fez a fundação de Kottayam (Índia), enviando oito monjas. Desde 1944 a 1966, lhe seguem outras nove fundações na Espanha.

Em Julho de 1936 começou a Guerra Civil Espanhola e as monjas do Cerro tiveram que sair do convento. Em 1939, Santa Maria Maravilhas de Jesus voltou com um grupo de monjas para recuperar o convento do Cerro, que havia ficado completamente destruído. Com muitos trabalhos e esforços em meio a uma grande escassez, a santa sabia infundir ânimo e alegria entre suas filhas.

Santa Maria Maravilhas de Jesus interessava-se pelos problemas dos outros e procurava dar-lhes solução. Lá de sua clausura de La Aldehuela funda um colégio para crianças pobres, faz construir uma vila de casas e uma igreja. Ajuda na construção de 200 vivendas próximas a La Aldehuela.

Faleceu a 11 de Dezembro de 1974 no convento de La Aldehuela.

Foi canonizada pelo Papa João Paulo II a 4 de Maio de 2003.

Santa Maria Maravilhas de Jesus, rogai por nós!