Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João Diogo

Quinta-feira, 09 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1605

9 12 S. Joao Diogo

São João Diogo nasceu no ano de 1474 em Tlayacac (México) e faleceu a 30 de Maio de 1548 em Tenochtitlan (actual cidade do México). Quando nasceu recebeu o nome de Cuauhtlatoatzin, que quer dizer "que fala como águia" ou "águia que fala".

São João Diogo pertenceu à mais numerosa e baixa classe do Império Asteca, sem chegar a ser escravo. Dedicou-se a trabalhar a terra e plantava árvores que logo vendia. Possuía um terreno onde construiu uma pequena moradia. Casou-se com uma nativa, e não tiveram filhos. Entre 1524 e 1525 S. João Diogo converteu-se ao cristianismo e foi batizado junto com sua esposa, recebendo o nome de Juan Diego (João Diogo) e ela, o de Maria Luzia. Foram batizados pelo missionário franciscano Frei Turíbio de Benavente, chamado pelos índios "Motolinia" ou "o pobre".

Antes de sua conversão S. João Diogo já era um homem piedoso e religioso. Era muito reservado e de caráter místico, gostava do silêncio e estava acostumado a caminhar desde seu povoado até o Tenochtitlán, a 20 quilómetros de distância, para receber instrução religiosa.

A sua esposa faleceu em 1529 e S. João Diogo foi viver com seu tio Juan Bernardino em Tolpetlac, mais perto da igreja de TlatilolcoTenochtitlán (14 quilómetros em vez dos 20).

Durante uma das suas habituais caminhadas para Tenochtitlán, que costumavam durar três horas através de montanhas e povoados, S. João Diogo viu uma “Senhora do Céu”, no lugar agora conhecido como "Capela do Cerrito", onde a Virgem Maria (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/12/12/44955/-/nossa-senhora-de-guadalupe.html) lhe falou em seu idioma, o náhuatl. A Senhora identificou-se como a Mãe do Verdadeiro Deus, e instruiu S. João Diogo a dizer ao bispo que construísse um templo no lugar, e deixou a sua imagem impressa milagrosamente em seu tilma (tipo de manto exterior usado por homens), um tecido de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 15 anos, mas que não mostra sinais de deterioração até ao presente, desafiando qualquer explicação científica sobre a sua origem. Em ampliações da face de Nossa Senhora, os Seus olhos, na imagem gravada, parecem refletir o que estava à sua frente em 1531: S. João Diogo, e o bispo.

S. João Diogo tinha 57 anos no momento das aparições, certamente uma idade avançada num lugar e época onde a expectativa de vida masculina pouco ultrapassava os 40 anos. Após o milagre do Guadalupe, S. João Diogo foi viver num pequeno quarto junto à capela que alojava a Santa imagem, depois de deixar todos os seus haveres para seu tio Juan Bernardino. Passou o resto de sua vida dedicado à difusão do relato das aparições entre as pessoas de seu povo.

Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, no ano de 2002.

S. João Diogo rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • S. João I, papa e mártir – MF Branco ou verm. – Ofício da féria ou da memória. Missa da féria ou da memória, pf. pascal. L1: At 15, 1-6; Sal 121 (122), 1-2. 3-4a. 4b-5 Ev: Jo 15, 1-8 * Na Ordem Agostiniana – B. Guilherme de Tolosa, presbítero – MF * Na Ordem Franciscana – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Félix de Cantalício, religioso, da I Ordem – FESTA * Na Congregação das Escravas do Sagrado Coração de Jesus – S. Rafaela Maria, virgem, Fundadora da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem de Malta – B. Gerardo Mecatti de Villamagna, religioso – MO * Na Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição – S. Estanislau Papczynski, Fundador da Congregação – SOLENIDADE. * Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Deis – B. Guadalupe Ortiz de Landázuri – MF * Na Congregação Salesiana – S. Leonardo Murialdo, presbítero – MF

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18