São Geraldo

5 12 S. Geraldo

São Geraldo, nasceu no século XI em Cahors (França) e faleceu em 5 de Dezembro de 1108 em Bornes, distrito de Bragança (Portugal).

São Geraldo é oriundo de uma família nobre, professou entre os beneditinos do mosteiro clunisino de Moissac, onde desempenhou os cargos de bibliotecário, mestre dos oblatos e cantor.

O bispo Bernardo de Toledo levou S. Geraldo para a catedral de Toledo para aí exercer as funções de mestre e de cantor.

Em 1100, S. Geraldo viajou a Roma para obter do Papa Pascoal II a dignidade metropolítica para a Sé de Braga a título definitivo. A autonomia eclesiástica de Braga seria o prenúncio da independência do Condado Portucalense.Em 1103 é nomeado arcebispo de Braga, tendo como dioceses sufragâneas Porto, Viseu, Lamego, Coimbra, Lugo, Mondonhedo, Pontevedra, Ourense e Astorga.

S. Geraldo teve um governo curto mas intenso, em que levou a efeito um conjunto de reformas a nível eclesiástico, moral e administrativo, reorganizando a escola da catedral e o cabido, continuando as obras da Sé, recuperando bens eclesiásticos usurpados e reformando o culto e a liturgia com a introdução do rito romano, conseguindo aniquilar os focos de resistência anti-romana na sua diocese.

Conta-se que estando S. Geraldo doente e temendo-se a sua morte terá pedido aos monges que lhe trouxessem fruta das árvores do quintal.

Admirados com tal pedido e incrédulos, os monges foram ao quintal procurando nas árvores os desejados frutos e nada encontraram. Voltaram para junto do Bispo desalentados. S. Geraldo, persistia voltando a renovar o seu pedido, desejando frutos suculentos que lhe matassem a sede.

Obedientes, os monges, voltaram de novo ao quintal e nada encontraram. Mais uma vez desalentados voltaram para junto do bispo por não lhe poderem satisfazer o seu insistente pedido.

Pela terceira vez, o bispo pede aos frades que voltem de novo ao quintal e lhe tragam os frutos desejados. Estes, pouco crentes, regressam ao quintal, para seu espanto, vêem que as árvores estão carregadas de frutos.

O milagre tinha acontecido! Plenos de felicidade, levam-nos à presença de S. Geraldo.

Este, erguendo os olhos ao céu, agradece a Deus tamanho milagre, no que é acompanhado pelos servos da sua cúria.

Séculos passados, ainda hoje, no dia 5 de Dezembro, se celebra na sua capela na Sé de Braga, o milagre dos frutos, ficando esta durante todo o dia ornamentada com frutos naturais da época.

São Geraldo é padroeiro da cidade de Braga, e encontra-se sepultado na Sé Catedral desta cidade.

São Geraldo rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L1: At 15, 7-21; Sal 95 (96), 1-2a. 2b-3. 10 Ev: Jo 15, 9-11 * Na Ordem Agostiniana – Bb. Clemente de Osimo e Agostinho de Tarano, presbíteros – MO * Na Ordem Beneditina – S. Celestino, papa e eremita – MF * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Crispim de Viterbo, religioso, da I Ordem – MO * Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – B. Francisco Coll e Guitar, presbítero, Fundador da Congregação – FESTA * Na Ordem de São Domingos – Francisco Coll Guitart, presbítero – MF * Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Rafael Luís Rafiringa, religioso – MF * Na Congregação Salesiana – (Évora) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.