Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Martinho de Dume

Domingo, 05 Dezembro 2021por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1659

5 12 S. Martinho de Dume

S. Martinho de Dume nasceu por volta do ano 510 na região da Panónia (antiga província romana que corresponde hoje aproximadamente à Hungria, regiões da Áustria, Croácia e Eslovénia) e faleceu em Braga (Portugal) no ano de 579 ou 580. Também é conhecido como Martinho de Braga, Martinho DumienseMartinho Bracarense ou Martinhoda Panónia.

S. Martinho de Dume estudou grego e ciências eclesiásticas no Oriente. De volta ao Ocidente, dirigiu-se para Roma e para a França, para continuar os estudos, onde visitou o túmulo do seu conterrâneo Martinho de Tours.

Estabeleceu um mosteiro em Dume, uma aldeia das proximidades de Braga, a partir do qual começou a irradiar a sua pregação. Estabeleceu a Diocese de Dume (caso único na história cristã – confinada ao referido Mosteiro de Dume a que presidia), da qual foi primeiro bispo, em 556. Depois, por vacatura da diocese bracarense, em 569, foi feito metropolita dessa região de Braga, então capital do Reino Suevo. Consta na tradição e documentos que ele mesmo fundou a igreja e mosteiro de São Martinho de Tours, em Cedofeita, Porto. Esta cidade era um importante posto militar e administrativo suevo.

Reuniu o Concílio de Braga em 563, tendo proibido que se cantassem muito dos hinos e cantos de carácter popular que estavam incluídos nas missas e noutras celebrações. Ao longo dos anos, a música litúrgica foi sendo fixada no Cantochão, mas o povo, apoiado num substrato musical muito antigo, apoderou-se de alguns destes cânticos da Igreja e popularizou-os, dando-lhes a sua interpretação própria.

A S. Martinho de Dume devemos a nomenclatura que utilizamos para os dias da semana, pois considerando indigno de bons cristãos que se continuasse a chamar os dias da semana pelos nomes latinos pagãos de Lunae dies (dia da lua), Martis dies (dia de Marte), Mercurii dies (dia de Mercúrio), Jovis dies (Dia de Júpiter), Veneris dies (Dia de Vénus), Saturni dies e Solis dies, foi o primeiro a usar a terminologia eclesiástica para os designar (Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies), donde os modernos dias em língua portuguesa (segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo).

 

S. Martinho de Dume rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Conversão de S. Paulo, Apóstolo – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos. L1: At 22, 3-16 ou At 9, 1-22; Sal 116, 1. 2 Ev: Mc 16, 15-18 * Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial. * Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – Aniversário da fundação da Congregação da Missão. * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – Conversão de S. Paulo, Apóstolo – SOLENIDADE * 8º dia do Oitavário de Orações pela Unidade dos Cristãos. * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – I Vésp. dos Santos Fundadores da Ordem.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Ter. Jan. 25
Conversão de São Paulo
Qua. Jan. 26
Santos Roberto, Albérico e Estêvão
Qua. Jan. 26
São Timóteo
Qua. Jan. 26
São Tito

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18