São André Dung-Lac, presbítero e Companheiros

Quarta-feira, 24 Novembro 2021por Visualizações : 2522

24 11 S. André Dung Lac

André Dung-Lạc nasceu no Vietname no ano de 1795 e faleceu a 24 de Novembro de 1839 em Hanói, no Vietname.

Filho de pais muito pobres, São André Dung-Lac foi confiado à guarda de um catequista desde pequeno.

Foi ordenado sacerdote no dia 15 de Março de 1823. Durante o seu apostolado, foi padre e missionário em diversas partes do país. Também foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas Santo André Dung-Lac nunca concordou com isso. Dizia frequentemente: “Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer”.

Passada essa fase tenebrosa de perseguições, surgiu no Vietname um período de calma, que durou cerca de setenta anos. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região.

A partir de 1955, os chineses e os russos aniquilaram todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias, que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam, invariavelmente, à morte.

Entretanto o evangelho de Cristo permaneceu no coração do povo vietnamita, pois quanto mais perseguido maior se tornou seu fervor cristão, sabendo que o resultado seria um elevadíssimo número de mártires.

Foi preso durante as perseguições do imperador vietnamita Minh Mang. Foi decapitado no ano de 1839, é um dos chamados "Mártires do Vietname".

Foi canonizado juntamente com 116 mártires pertencentes à Igreja do Vietname a 9 de Junho de 1988 pelo Papa João Paulo II. Desses 116 mártires canonizados nesse dia, 96 era de origem vietnamita e os demais missionários provenientes da Espanha e da França.