Santa Matilde

Sexta-feira, 19 Novembro 2021por Visualizações : 2286

19 11Santa Matilde

Santa Matilde de Hackeborn nasceu no ano de 1240 ou 1241 em Helfta (Alemanha) e faleceu a 19 de Novembro de 1298 em Helfta. Santa Matilde nasceu tão frágil que chegaram a pensar que estava morta, mas quando o padre foi baptizá-la profetizou que Matilde chegaria a ser santa e que Deus realizaria grandes coisas através dela.

No ano de 1248, com sete anos de idade, visitou com sua mãe a sua irmã Gertrudes de Hackeborn, monja no mosteiro de Rodardsdorf (Alemanha). Atraída pelo ambiente monástico, permaneceu no mosteiro, ingressando como educanda. Três anos depois, em 1251, a sua irmã Gertrudes torna-se abadessa do mosteiro quando contava dezanove anos de idade regendo a comunidade até 1291. Em 1258, devido a escassez de água, as monjas mudaram-se para Helfta. Este novo monastério chegaria a prosperar tanto economicamente como culturalmente e espiritualmente.

Gertrudes formou a sua irmã (Santa Matilde) com vistas ao cargo que lhe ia confiar: maestra da escola para meninas, e formadora das noviças e das jovens professoras. Em 1261, exercendo o cargo de maestra, Santa Matilde recebe a seus cuidados a uma menina chamada Gertrudes, de então cinco anos de idade, que viria a ser conhecida mais tarde como Santa Gertrudes, a Grande, celebrada a 16 de Novembro (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/16/34954/-/s-gertrudes-magna.html). Por seus dotes naturais para o canto, Santa Matilde seria também chamada maestra de coral. Ficou conhecida como “O Rouxinol de Deus”.

Santa Matilde desempenhou o seu trabalho silenciosamente até os cinquenta anos. Desde jovem tinha experiências místicas, porém nunca escreveu nada. Em 1291 morre a sua irmã Gertrudes de Hackeborn. Por este acontecimento, Santa Matilde começou a adoecer constantemente e a passar períodos de cama. A nova abadessa, Sofía de Querfurt, vendo a progressiva decadência física de Matilde, mandou que as monjas recolhessem todos os dados e notas que ela tinha tomado durante o seu magistério. A encarregada especial para este trabalho foi Gertrudes de Helfta. Isso foi feito às escondidas da doente, mas depois, quando informada, confirmou o conteúdo do livro. O resultado foi O Livro de graça especial (El Libro de la Gracia Especial). O livro é constituido por sete partes. As primeiras se recolhe as experiências místicas de Matilde em torno das festas litúrgicas. A terceira e quarta reúnem os ensinamentos referentes a salvação do homem e as suas virtudes. A quinta parte está dedicada às almas dos defuntos. A sexta é uma breve biografia de Gertrudes de Hackeborn, irmã de Matilde. A sétima parte descreve os últimos dias de Matilde e sua morte.

Santa Matilde de Hackeborn

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 31-42; Sl 115 (116), 12-13. 14-15. 16-17 Ev Jo 6, 60-69 * Na Diocese de Vila Real – Aniversário da criação da Diocese (1922). * Na Ordem de São Domingos – S. Inês de Montepulciano, virgem – MF * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor, Padroeira da Congregação – SOLENIDADE * Na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus – Bem-Aventurada Virgem santa Maria, Rainha e Mãe do “Rogate” – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Sáb. Abr. 20
Nª Srª Mãe do Divino Pastor