São Tiago Menor

3mai s. tiago menorSão Tiago Menor nasceu no século I a.C na Galileia e morreu por volta do ano 62 em Jerusalém.

São Tiago era filho de Alfeu e é conhecido como São Tiago Menor ou Santiago Menor para o distinguir de São Tiago (maior).

São Tiago Menor era parente próximo de Jesus. Nos Evangelhos São Tiago Menor é identificado como irmão de Jesus, termo utilizado pelos povos semitas para designar um parente próximo, uma vez que o aramaico não tem a palavra primo (assim como o inglês e o alemão que só nos últimos séculos a adotaram do francês.

São Tiago Menor foi bispo de Jerusalém e participou no Concílio de Jerusalém dando a sua opinião (Atos 15) sobre os problemas da circuncisão e a lei mosaica serem impostas ou não aos convertidos ao paganismo.

Em relação à sua morte crê-se ter sido martirizado por volta do ano 62.

São Tiago (Menor) rogai por nós!

• Santa Maria no Sábado – MF S. Sarbélio Makhluf, presbítero – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Ex 24, 3-8; Sal 49 (50), 1-2. 5-6. 14-15 Ev Mt 13, 24-30 * Na Ordem Carmelita – B. João Soreth, presbítero – MO * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – Bb. Maria do Pilar, Maria do Sacrário e companheiras, virgens e mártires – MF * Na Ordem Franciscana (II Ordem) – B. Luísa de Saboia, religiosa, da II Ordem – MF * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Bb. Nicéforo e Companheiros, mártires – MF * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Dom. Jul. 25
São Tiago