Nossa Senhora dos Prazeres

Quarta-feira, 28 Abril 2021por Visualizações : 3237

28Abr N. Sr dos prazeresNossa Senhora dos Prazeres é um dos títulos pelo qual a Igreja Católica venera a Virgem Maria. Nossa Senhora dos Prazeres é um antigo título de Nossa Senhora. Em português moderno o título seria melhor compreendido como “Nossa Senhora das Alegrias”, pois esta denominação refere-se às alegrias da Virgem Maria.

A devoção à Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora dos Prazeres, originou-se em Portugal. Por volta do ano 1590 uma imagem da Virgem Maria apareceu em cima de uma fonte de água na cidade de Alcântara, mais precisamente numa quinta chamada quinta dos condes da Ilha.  Após o aparecimento da imagem, curas milagrosas aconteceram na vida de pessoas que iam beber água na fonte. Como era de se esperar, a notícia desses fatos espalhou-se rapidamente e o povo começou a ir em peregrinação até à fonte.

Por causa do movimento do povo, os donos das terras onde fica a fonte decidiram levar a imagem da Virgem Maria para dentro de casa. A imagem, porém, desapareceu da casa e foi encontrada novamente sobre uma outra fonte. A segunda aparição da imagem deu-se a uma menina que tinha ido a esta segunda fonte beber água. Ela viu a imagem e aproximou-se. Então, a própria Virgem Maria se manifestou e pediu que a menina levasse um recado para o povo dizendo: “Nossa Senhora pede que seja construída uma igreja no local da fonte e que lá ela seja invocada como Nossa Senhora dos Prazeres.” A convicção da menina ao relatar o fato foi tamanha, que o povo acreditou e construiu a igreja. Pouco tempo depois o local transformou-se num destino de peregrinações onde muitas curas foram alcançadas.

Nossa Senhora dos Prazeres é também conhecida como Nossa Senhora das Sete Alegrias.  Os franciscanos foram os responsáveis por espalhar esta devoção mariana. Isto se deve ao fato de que as sete alegrias de Nossa Senhora foram descritas por um franciscano. As sete alegrias de Nossa Senhora são: a Anunciação; a saudação de Isabel; o nascimento de Jesus; a visitação dos Reis Magos; o encontro com Jesus no Templo aos 12 anos; a aparição de Jesus Ressuscitado e a coroação de Maria no céu.

Nossa Senhora dos Prazeres rogai por nós!