Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Santo Inácio de Láconi

Segunda-feira, 11 Maio 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 644

11mai s. inacio de laconiSanto Inácio de Láconi nasceu a 17 de novembro de 1701 em Láconi (Sardenha, Itália) e morreu a 11 de maio de 1781 em Cagliari (Itália). Era filho de Matias Peis Cadello e Ana Maria Sanna Casu, pobres de bens materiais, mas ricos de fé. Santo Inácio de Láconi foi o segundo de nove filhos do casal e foi batizado com o nome Francisco Inácio Vincenzo Peis (Vicente, pelo qual será conhecido até ao ingresso no convento; Inácio, nome que recebeu e conservou como religioso; e Francisco, para contentar sua mãe, pois esta prometera, por divina inspiração, antes de o filho nascer, se o parto corresse bem, consagrá-lo a São Francisco para toda a vida).

Desde pequeno que São Inácio de Lacóni se distinguiu pela sua bondade e piedade; sendo que ainda adolescente, praticava contínuas mortificações e rigorosos jejuns.

Quando tinha 18 anos São Inácio de Láconi ficou gravemente doente e fez a promessa de se fazer capuchinho caso viesse a curar-se. Dois anos depois, Santo Inácio de Láconi escapou a outro perigo mortal e nessa altura cumpriu a sua promessa.

Santo Inácio de Láconi apresentou-se no Convento dos Capuchinhos de Buoncammino em Cagliari no dia 3 de novembro de 1721.

Inicialmente Santo Inácio de Láconi foi recusado por causa da sua frágil constituição física, porém depois foi admitido e uma semana mais tarde (a 10 de novembro de 1721) vestiu o hábito religioso dos Capuchinhos no Convento de São Bento. No final do ano do noviciado, Santo Inácio de Láconi foi transferido para o Convento de Iglesias, onde recebeu o ofício de despenseiro, sendo, ao mesmo tempo, encarregado de pedir esmola na campanha de Sulcis.

Depois de passar durante 15 anos por diversos conventos, Santo Inácio de Láconi foi enviado para o Convento de Buoncammino em Cagliari, com o encargo de confecionar os hábitos para os religiosos e depois, a partir de 1741, o ofício de pedir esmola naquela cidade – um ofício, então, considerado de grande importância e responsabilidade.

Em Cagliari Santo Inácio de Láconi viveu por 40 anos. Era venerado pelo encanto da sua virtude e pelos milagres que ia realizando até ao ponto de ser chamado por todos como "Padre Santo".

Santo Inácio de Láconi converteu-se numa figura típica, quase insubstituível naquela cidade da Sardenha. Pedia esmola nos bairros pobres, ao longo do porto, nas tavernas e nas lojas. Pedia e dava ao mesmo tempo. Por um lado, dava qualquer ajuda para socorrer os necessitados e, por outro, também um exemplo, uma boa palavra, um conselho, uma recomendação a apontar a virtude. Conhecido por todos, por todos era respeitado e amado.

Santo Inácio de Láconi ia vendo as gerações sucederem-se em torno do seu próprio hábito, as crianças a converterem-se em homens e os homens a ficarem velhos.

No ano de 1779 Santo Inácio de Láconi ficou cego. A partir daí passou os seus dias em intensa oração. Faleceu dois anos depois a 11 de maio de 1781.

Foi canonizado a 21 de outubro de 1951 pelo Papa Pio XII.

 

Santo Inácio de Láconi rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF S. Sarbélio Makhluf, presbítero – MF Verde ou br. – Ofício da féria ou da memória. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Ex 24, 3-8; Sal 49 (50), 1-2. 5-6. 14-15 Ev Mt 13, 24-30 * Na Ordem Carmelita – B. João Soreth, presbítero – MO * Na Ordem dos Carmelitas Descalços – Bb. Maria do Pilar, Maria do Sacrário e companheiras, virgens e mártires – MF * Na Ordem Franciscana (II Ordem) – B. Luísa de Saboia, religiosa, da II Ordem – MF * Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Bb. Nicéforo e Companheiros, mártires – MF * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Dom. Jul. 25
São Tiago

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18