Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São João, Evangelista

Domingo, 27 Dezembro 2020por Visualizações : 2518

27 12 S. Joao evangelistaSão João Evangelista é assim conhecido por ter escrito um dos quatro evangelhos. São João foi apóstolo de Jesus. Crê-se que terá nascido por volta do ano 10 d.C em Betsaida, e falecido por volta do ano 103 d.C.

São João Evangelista era filho de Zebedeu e Salomé e teria aproximadamente 24 anos quando foi chamado com o seu irmão Tiago (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/07/25/48276/-/s%C3%A3o-tiago.html), para serem discípulos de Jesus. A Bíblia diz-nos que eram pescadores. São João era o mais novo dos apóstolos e seria solteiro.

Desde cedo, São João mostra uma busca de fé na sua vida. Antes de ser discípulo de Jesus, João Evangelista foi discípulo de São João Batista (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/06/24/48193/-/s%C3%A3o-jo%C3%A3o-baptista.html), juntamente com André, irmão de Pedro. São João Evangelista e Santo André (http://www.paroquia-almancil.pt/utilidades/vida-dos-santos/icalrepeat.detail/2017/11/30/42053/-/s-andr%C3%A9.html) foram baptizados por S. João Batista, e aí receberam o batismo de arrependimento e a indicação a respeito de Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo” (João 1, 35-37)A partir desse momento, São João Evangelista e Santo André passaram a seguir Jesus.

São João Evangelista seria uma pessoa com uma personalidade extraordinária. Tinha uma manifesta admiração pelo seu mestre, Jesus. Conjuntamente com o seu irmão Tiago, foram chamados de Boanerges por Jesus, que significa filhos do trovão, por causa de algumas reações intempestivas, como quererem mandar fogo do céu sobre aqueles que rejeitaram Jesus. Mais tarde, São João foi chamado de “Discípulo Amado”.

São João esteve presente em vários momentos importantes da vida de Jesus.  Foi ele quem, na última Ceia, reclinou a cabeça sobre o peito do Mestre e lhe perguntou: «Senhor, quem é?»; quando Jesus se transfigurou, no Monte Tabor, foram São João, São Pedro e São Tiago, que o acompanharam;  São João foi também o apóstolo que seguiu com Jesus, na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz. Foi a São João, que se encontrava ao pé da Cruz ao lado da Virgem Santíssima, que Jesus disse: “Filho, eis aí a tua mãe” e, olhando para Maria disse: “Mulher, eis aí o teu filho” (Jo 19,26s).

Obedecendo ao pedido de Jesus, São João acolheu Maria e levou-a sempre consigo. Os dois moraram em Éfeso durante muitos anos e ali foram os grandes líderes da comunidade.

No começo da Igreja, João esteve sempre ligado a Pedro. Ele foi uma das principais colunas da comunidade cristã de Jerusalém, onde São Tiago era o líder. Após o martírio de Tiago, São João foi para a Ásia Menor. Lá dirigiu a comunidade cristã de Éfeso. Esta comunidade tinha sido fundada pelo apóstolo São Paulo alguns anos antes.

Por várias vezes São João foi preso. Foi perseguido pelo poder romano, sofreu torturas violentas, mas nunca renegou a fé em Jesus Cristo. Por fim, São João foi exilado, tendo sido enviado para a Ilha de Patmos, que fica no leste do Mar Egeu. Nesta ilha permaneceu até a morte do imperador Domiciano.

Faleceu no ano de 103, em Éfeso de morte natural.

São João escreveu o Evangelho de S. João, três epístolas (I João; II João; III João) e o livro do Apocalipse.

 

São João Evangelista rogai por nós!

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Roxo. Ofício próprio. A Missa do Crisma celebra-se com paramentos brancos e diz-se Glória e pf. próprio. L 1 Is 61, 1-3a. 6a. 8b-9; Sl 88 (89), 21-22. 25 e 27 L 2 Ap 1, 5-8 Ev Lc 4, 16-21 TRÍDUO PASCAL QUINTA-FEIRA DA SEMANA SANTA à tarde MISSA VESPERTINA DA CEIA DO SENHOR Branco. Missa própria, Glória, pf. da Eucaristia. L 1 Ex 12, 1-8. 11-14; Sl 115 (116), 12-13. 15-16bc. 17-18 L 2 1Cor 11, 23-26 Ev Jo 13, 1-15 * Aqueles que participam na Missa vespertina, não dizem Vésperas. * Amanhã é dia de jejum e abstinência. * Completas dep. II Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Qui. Mar. 28
São Sisto III
Sex. Mar. 29
São Bertoldo
Sex. Mar. 29
São José de Arimateia

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve
  • O Dia do Acólito da Diocese do Algarve realiza-se no fim de semana de 19 e 22 de abril em Pechão. Promovido pelo Centro Diocesano de Acólitos (CDA), o encontro tem este ano como tema “Juntos procuremos Jesus escondido”, adjetivo com que Francisco Marto, vidente de Fátima e padroeiro daqueles servidores do altar, se referia […]

  • No Domingo de Páscoa têm início em Loulé as festividades daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul de Fátima. As festas em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana», as de maior expressão religiosa no Algarve, terão este ano como pregador o patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. […]

  • Volta a realizar-se em São Brás de Alportel no próximo Domingo de Páscoa, 31 de março, a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, mais conhecida como Procissão de Aleluia, participada por milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas […]

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
2
Artigos
5
Favoritos web
18