Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

Beato Tiago Alberione

Quinta-feira, 26 Novembro 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1274

26 11 Beato Tiago Alberione

 

Beato Tiago Alberione, nasceu em San Lorenzo di Fossano, Itália, no dia 4 de Abril de 1884 e faleceu 26 de Novembro de 1971, em Roma.

Tiago Alberione era filho de uma família de camponeses. Era o quarto filho de seis. Desde pequeno quando lhe perguntavam o que queria ser quando crescesse, respondia: “Quero ser padre”.

A família do Beato Tiago Alberione muda-se para Cherasco e o Beato entra no seminário diocesano de Bra, Itália.

No fim do ano de 1900, o jovem Tiago teve a sua primeira experiência mística. Enquanto rezava durante várias horas diante do Santíssimo Sacramento, sentiu-se profundamente comprometido a fazer alguma coisa para o Senhor e para as pessoas do novo século, decidindo servir a Igreja com os novos meios de comunicação social que lhe eram oferecidos (imprensa e rádio, mais tarde cinema e televisão). Estudou Teologia e Filosofia e a 29 de Junho de 1907 foi ordenado sacerdote. Foi nomeado pároco adjunto em Narzole, onde amadurece a sua reflexão sobre o que pode fazer a mulher comprometida com o apostolado.

No seminário foi director espiritual dos novos seminaristas e professor, assegurando também a pregação e a catequese nas paróquias da sua diocese, estudando ao mesmo tempo os problemas da sociedade civil do seu tempo, a braços com profundas mudanças e as novas necessidades que se avizinhavam.

O Beato Tiago Alberione imaginou um novo meio de pregar o evangelho de Jesus Cristo, dentro do espírito de São Paulo, mas com a ajuda dos modernos meios de comunicação. Nesse sentido, partindo da ideia de que as obras de Deus fazem-se com os homens de Deus, fundou, no dia 20 de Agosto de 1914, na cidade italiana de Alba, a Pia Sociedade São Paulo, conhecida como a família Paulina.

A Família Paulina está hoje presente em mais de 30 países. Numerosos são os sectores da sua actividade: edição de livros, revistas e jornais, rádio, cinema e televisão, o audiovisual, a multimédia e a telemática, centros de estudos, de investigação, de formação e de animação.

Com a ajuda da jovem Teresa Merlo, fundou a Congregação das Filhas de São Paulo em 1915. As congregações cresceram com o aparecimento de vocações masculinas e femininas. Em 1918, foram mandadas “filhas de São Paulo” para Susa, iniciando-se então uma segunda casa.

Em 1924 foi criada a Congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre, para o apostolado eucarístico, sacerdotal e litúrgico, dirigida pela irmã Madre superiora Escolástica Rivata.

Em Outubro de 1938, o Padre Tiago Alberione fundou uma terceira congregação feminina: as Irmãs de Jesus Bom Pastor, chamadas ‘Pastorinhas’, destinada ao apostolado pastoral.

A Família Paulina continuará entre 1957 e 1960 com a fundação de uma quarta congregação feminina, o Instituto Rainha dos Apóstolos para as Vocações, ditas Irmãs Apostolinas e criação dos Institutos de vida secular consagrada: São Gabriel Arcanjo, Nossa Senhora da Anunciação, Jesus Sacerdote e Sagrada Família. Por fim, foi criada ainda a União dos Cooperadores e Cooperadoras Paulinos, que formam, todas em conjunto, as 10 instituições da Família Paulina.

A partir de 1931, a Família Paulista fixou-se, para além da Itália.

Compreendendo muito cedo a importância dos media na missão evangélica, Tiago Alberione deixou imensos escritos publicados.

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II a 27 de Abril de 2003.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Hebr 4, 12-16; Sal 18 B (19), 8. 9. 10. 15 Ev Mc 2, 13-17 * Na Diocese da Guarda – Aniversário da tomada de posse e entrada solene de D. Manuel da Rocha Felício. * Na Ordem Agostiniana – Comemoração dos familiares defuntos dos Irmãos e Irmãs da Ordem. * Na Ordem Franciscana – SS. Berardo, presbítero, e Companheiros, mártires, da I Ordem, Padroeiros da Província Portuguesa da O.F.M – FESTA; no Convento de Coimbra – SOLENIDADE * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – SS. Berardo, presbítero, e Companheiros, mártires – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Jan. 16
São Honorato de Arles
Dom. Jan. 17
Santo Antão

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18