Vida dos Santos

Calendário de Eventos

Mês anterior Dia anterior Dia seguinte Próximo mês
Ver por ano Ver por mês Ver por semana Ver hoje Pesquisar Ir para o mês

São Silvestre

Quinta-feira, 26 Novembro 2020por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.Visualizações : 1000

26 11 S. Silvestre abade 

São Silvestre Guzzolini nasceu em Osimo, Itália no ano de 1177 e faleceu em 26 de Novembro de 1267 em Fabriano, Itália.

São Silvestre nasceu numa família de nobres. Era filho de Gislério e Branca. Os pais deram a S. Silvestre uma boa formação religiosa, não poupando esforços para que Silvestre seguisse a carreira como jurista. S. Silvestre estudou Direito nas universidades de Bolonha. Mas decidiu abandonar o curso para estudar teologia em Padova.

S. Silvestre foi ordenado sacerdote na sua cidade natal, tendo-se tornando depois cónego da catedral. Mais tarde, em 1227 quando já estava com cinquenta anos de idade, S. Silvestre decidiu retirar-se para a vida eremítica numa gruta perto de Frassassi. A fama de sua santidade e de sua grande espiritualidade fez chegar outros religiosos com a mesma aspiração ascética. Assim uma nova comunidade monástica se formava. Silvestre logo teve de procurar um local maior, devido ao grande número de monges ali agrupados. Foram então para uma localidade próxima chamada Montefano, onde em 1231, S. Silvestre fundou a congregação beneditina masculina, mais tarde chamada de monges silvestrinos, da qual o fundador se tornou o abade. 

S. Silvestre era de fato uma alma contemplativa, desejosa de coerência evangélica, e por isso se tornou eremita. Praticou uma vida monástica rigorosa e amadureceu uma profunda e forte espiritualidade. Escolheu a Regra de São Bento, porque desejava constituir uma nova família religiosa dedicada à contemplação, mas que não abandonasse a realidade social à sua volta. S. Silvestre unia ao recolhimento o apostolado de uma sublime paternidade espiritual e a pregação do Evangelho às populações da região.

Morreu aos anos, na santidade no Ermo de Montefano, no dia 26 de novembro de 1267.

Foi canonizado no ano de 1589.

Voltar

Autenticação

Registar

*
*
*
*
*
*

Fields marked with an asterisk (*) are required.

Liturgia

Secretariado Nacional de Liturgia

Agenda Litúrgica
  • Santa Maria no Sábado – MF Verde ou br. – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18). L 1 Hebr 4, 12-16; Sal 18 B (19), 8. 9. 10. 15 Ev Mc 2, 13-17 * Na Diocese da Guarda – Aniversário da tomada de posse e entrada solene de D. Manuel da Rocha Felício. * Na Ordem Agostiniana – Comemoração dos familiares defuntos dos Irmãos e Irmãs da Ordem. * Na Ordem Franciscana – SS. Berardo, presbítero, e Companheiros, mártires, da I Ordem, Padroeiros da Província Portuguesa da O.F.M – FESTA; no Convento de Coimbra – SOLENIDADE * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – SS. Berardo, presbítero, e Companheiros, mártires – MO * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Próximos Eventos

Não foram encontrados eventos

Santo do dia

Sáb. Jan. 16
São Honorato de Arles
Dom. Jan. 17
Santo Antão

Diocese do Algarve

Diocese do Algarve

Website Oficial da Diocese do Algarve

Horário de visitas da Igreja de S. Lourenço

Pode visitar a Igreja de S. Lourenço nos seguintes horários

 

De 15 de Abril a 15 de Outubro (Horário de Verão)

 Segunda-feira: 15h00 - 18h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 18h00

 

De 16 de Outubro a 14 de Abril (Horário de Inverno)

Segunda-feira: 15h00 - 17h00

Terça-feira a Sábado: 10h00 - 13h00 e 15h00 - 17h00

 

 Ao Domingo encontra-se encerrada para visitas.

Entradas pagas

Visitas

Visitas
3945
Artigos
5
Favoritos web
18