Todos os Santos

01 11 Todos os SantosNo dia 1 de Novembro, a Igreja celebra a solenidade de Todos os Santos. No século IV, as Igrejas do Oriente foram as primeiras a promover uma celebração conjunta de todos os santos. No Ocidente, corria o ano de 610, quando o Papa Bonifácio IV introduziu a 13 de Maio, uma celebração dedicada à Santíssima Virgem e a todos os mártires, que passou a ser celebrada anualmente nessa data (13 de Maio). No ano de 835 o Papa Gregório IV transferiu esta celebração para o dia 1 de Novembro. Assim desde o ano de 835 que celebramos a Solenidade de Todos os Santos.

Mas quem são afinal todos os santos? Conhecemos os nomes de todos eles?

No Livro do Apocalipse,  no capítulo 5, versículo 11, São João afirma que há uma multidão incontável de santos: “Então reparei e também ouvi a voz de grande multidão de anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhares de milhares e de milhões e milhões”. Porém, nem todos estes santos chegarão a ser canonizados pela Igreja; então, esta solenidade (Todos os Santos) existe para recordar todos os fiéis que estão no céu, sejam ou não canonizados pela Igreja.

São esses nossos irmãos e irmãs, de diferentes estados de vida, diferentes idades e raças, que nós acreditamos que já contemplam a face do Senhor e já estão nesta dimensão triunfante da Igreja. Assim esses são os que celebramos na Solenidade de Todos os Santos.

Mas essa festa existe também, para recordarmos que todos nós somos chamados ao Reino Celestial, cada um de nós deve procurar viver a vida em santidade.

Assim como muitos fiéis costumam celebrar o seu santo de devoção e pedir a sua intercessão, especialmente no dia dedicado a eles, no primeiro dia de novembro, é possível pedir a intercessão de todos os santos.

Santos canonizados ao longo da história da Igreja, e também no século XXI, como João Paulo II, são prova de que a vocação à santidade é possível. Não é algo estranho, impossível a realizar, com a graça e a ajuda de Deus conseguimos alcançar essa meta. Por isso não devemos desistir de percorrer esse caminho que nos leva à santidade e a Deus.

Na sua oração peça a todos os santos a sua ajuda e intercessão e siga o exemplo daqueles que conhece.

• Verde – Ofício da féria. Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). L 1 Ap 18, 1-2. 21-23; 19, 1-3. 9a; Sal 99 (100), 2. 3. 4. 5 Ev Lc 21, 20-28 * Na Diocese de Santarém – Aniversário da entrada solene de D. José Augusto Traquina Maria. * Na Ordem Beneditina – S. Silvestre, abade – MF * Na Ordem Franciscana – S. Leonardo de Porto Maurício, presbítero, da I Ordem – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Leonardo de Porto Maurício, presbítero, da I Ordem – MF * Na Companhia de Jesus – S. João Berchmans, religioso – MO * Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – B. Tiago Alberione, presbítero, Fundador – FESTA

• A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) divulgou hoje uma mensagem para o Advento, tempo de preparação para o Natal que se inicia no domingo, pedindo atenção aos pobres e sublinhando o impacto da pandemia. “É terrível termos de assumir que, se não cuidamos bem dos pobres e necessitados, também não cuidamos bem de Deus! Mas é […] The post Conferência Episcopal divulga mensagem de preparação para o Natal, pedindo atenção aos pobres first appeared on Diocese do Algarve.

• O bispo do Algarve lembrou ontem que Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, deu origem a “uma nova corrente de espiritualidade, centrada no amor, cuja fonte é o evangelho que provoca o movimento de renovação espiritual com profunda incidência na vida da Igreja e do mundo”. “Este movimento continua hoje a ser um «fogo» […] The post Bispo do Algarve lembrou a “poderosa revolução silenciosa” de Chiara Lubich, cujo “fogo” continua a contagiar [c/vídeo🎦] first appeared on Diocese do Algarve.

• Acabou por ser o único algarvio a acompanhar a delegação portuguesa que foi a Roma (Itália) receber os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que foram hoje entregues pelo Papa Francisco no Vaticano. Pedro Filipe Silva, enviado da Rádio Renascença, juntamente com Inês Rocha (jornalista multimédia), disse ao Folha do Domingo ter sido “uma […] The post Jornalista algarvio diz que entrega dos símbolos da JMJ foi “momento histórico para Portugal” first appeared on Diocese do Algarve.