São Conrado de Placência

Quarta-feira, 19 Fevereiro 2020por Visualizações : 2570

19Fev S. Conrado de PlacênciaSão Conrado de Placência, nasceu em Calendasco, Placência (Itália) por volta do ano 1290 e faleceu a 19 de fevereiro de 1351 em Noto (itália). Foi-lhe dado o nome Conrado Confalonieri e pertencia a uma das mais nobres famílias da cidade e casou-se muito jovem com Eufrosina.
São Conrado era homem de muitos bens, dado aos divertimentos e à caça. Certo dia encontrando-se a caçar, o animal que Conrado perseguia escondeu-se entre os arbustos. O nobre mandou então que os seus servos lançassem fogo nos arbustos para obrigar o animal a sair. De repente, levantou-se um forte vento e o que com que o fogo se alastrasse rapidamente, provocando enormes prejuízos aos camponeses da região. O governador de Placência mandou procurar o causador do incêndio e foi detido um mendigo que teria estado próximo ao local do incêndio naquele dia. O mendigo foi então torturado para que confessasse o crime e não aguentando a dor, o pobre homem confessou-se culpado, sendo depois condenado à morte.
O verdadeiro culpado, Conrado de Placência ao saber que um inocente, pagaria por ele, apresentou-se voluntariamente perante o governador, confessando-se culpado e propondo-se a pagar todos os prejuízos. Este gesto fez com que S. Conrado de Placência ficasse sem bens e reduzido à pobreza.
Pobre e em busca de penitência pela sua covardia, São Conrado de Placência e a sua esposa viram a interferência divina no evento e concordaram em se separar. Conrado ingressou na Ordem Terceira de S. Francisco e em 1315, a esposa Eufrosina, inflamada pelo zelo do marido, entrou para o convento franciscano de Santa Clara de Placência.
Mas mesmo sob a túnica franciscana palpitava no coração de S. Conrado o espírito aventureiro, mudando de mosteiro em mosteiro. Por fim estabeleceu-se no ano de 1343 na cidade de Noto, (Siracusa – Sicília) e escolheu como habitação uma cela ao lado da igreja do crucifixo. A fama da santidade de Conrado de Placência foi aumentando e comprometia a paz e o silêncio de que tanto gostava. Quando percebeu que as muitas visitas perturbavam sua vida de oração, frei Conrado levantou acampamento e foi humildemente para uma solitária gruta dos Pizzoni, que foi depois chamada de gruta de São Conrado. Na gruta São Conrado de Placência viveu por trinta e seis anos, na mais austera e penitente solidão, realizando inúmeros milagres, até a sua morte em 19 de fevereiro de 1351.
Ele morreu rezando, ajoelhado diante de um crucifixo.

Curiosidade: Embora tenha o título de santo, S. Conrado de Placência nunca foi formalmente canonizado. Em 1515 o papa Leão X permitiu à cidade de Noto celebrar sua festa. Essa permissão foi mais tarde estendida por Urbano VIII a toda a Ordem de São Francisco.
São Conrado ficou conhecido como “o confessor”, por ter confessado a autoria de um grande incêndio na região em que vivia, livrando um mendigo de ser morto injustamente.

São Conrado, rogai por nós!

• Branco – Ofício da féria. Missa da féria, pf. pascal. L 1 At 9, 1-20; Sl 116 (117), 1. 2 Ev Jo 6, 52-59 * Na Congregação das Franciscanas Missionárias da Mãe do Divino Pastor – I Vésp. de Nossa Senhora, Mãe do Divino Pastor.

Santo Alfege de Abingdon
Santo Expedito