Beato Simão de Cássia

16Fev B. Simao de CassiaBeato Simão de Cássia, também é conhecido como Simão Fidati de Cássia. Sabe-se que o beato nasceu no final do Século XIII, supõe-se que por volta do ano 1295 na cidade de Cássia (Itália) e veio a falecer a 2 de fevereiro de 1348 em Florença (Itália).

Começou por estudar ciências naturais que posteriormente abandonou para se dedicar ao estudo da teologia e das escrituras. Entrou para a Ordem Agostiniana muito jovem, com cerca de 20 anos. Começou a pregar no ano de 1318, e era reconhecido como um pregador brilhante em cidades como Perugia, Bolonha, Siena e Florença.  Apesar de censurar severamente os pecados da época, o auditório escutava com atenção os seus sermões.

O beato Simão de Cássia foi também muito apreciado como escritor, ocupação que lhe tomava grande parte das noites, segundo o testemunho de frei João de Salerno que viveu a seu lado aproximadamente dezassete anos. Na mais popular de suas obras, intitulada "A Ordem da vida Cristã ", nas origens do italiano vulgar, faz uma vigorosa chamada ao seguimento e imitação de Cristo, um ideal proposto amplamente na sua obra-prima "O Serviço de Nosso Salvador".

A propósito desta última obra, conta-se como em uma ocasião, enquanto projetava a conveniência e modo de redigi-la, ter-lhe-á aparecido o Senhor sob a aparência de um jovem que o convidava a beber do cálice que levava em suas mãos. Simão provou-o e "a doçura desta bebida ficou-lhe gravada durante o resto de sua existência, fazendo que lhe parecesse insípido qualquer outro alimento; e em seguida começou a escrever a referida vida do Salvador".

Especial menção merece também seu "Epistolário" (uma coleção de aproximadamente 50 cartas escritas pelo Beato Simão de Cássia), onde se documenta a atividade de Simão como diretor espiritual em contato com pessoas de todo tipo e categoria social.

Como pregador e como escritor influiu notavelmente na vida pública de seu tempo, apesar de seu viver esquivo, com o contínuo desejo de solidão, dedicado preferencialmente à oração e ao estudo. Nesta linha explica-se a sua total recusa a qualquer cargo de governo.

Simão de Cássia tinha uma devoção especial pela humanidade de Jesus que, para ele, era a chave da vida Cristã. Tal devoção estava enraizada no contexto da tradição Agostiniana da "Teologia do Coração", ponto central do amor de Deus.

O sucesso nunca tomou conta de sua vida e Simão de Cássia manteve-se fiel à sua vocação. Ele vivia a caridade cristã, a obediência à Ordem e o senso de comunidade e amor fraterno como os mais importantes valores da vida religiosa e comunitária.

Foi um grande pregador e um dos maiores mestres de vida espiritual de seu tempo, na Itália. Sua doutrina exerceu uma grande influência.  Cheio de sinceridade, não admitia fingimentos e segundas intenções. Amante da solidão contemplativa, foi um incansável apóstolo, a serviço da obediência. Antes de tudo a obediência, sempre que não se oponha à caridade.

A obediência a Ordem e a comunidade e amor sincero para com os irmãos mantiveram-no firme na sua vocação, em meio a muitas provações. Formar Cristo em todos foi o motivo inspirador de sua vida.

Vítima da "grande peste" que assolou a Europa, morreu em Florença no ano de 1348.

Foi beatificado pelo Papa Gregório XVI em 1833.

• S. Miguel, S. Gabriel e S. Rafael, Arcanjos – FESTA Branco – Ofício da festa. Te Deum. Missa própria, Glória, pf. dos Anjos. L 1 Dan 7, 9-10. 13-14 ou Ap 12, 7-12a; Sal 137, 1-2a. 2b-3. 4-5 Ev Jo 1, 47-51 * Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial. * Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Vitalino Fernandes Dantas, Bispo Emérito de Beja (1996). * Na Diocese do Porto – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Vitorino José Pereira Soares, Bispo Auxiliar (2019). * Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco – S. Miguel, Titular da Igreja Concatedral de Castelo Branco – SOLENIDADE * Na Ordem Beneditina – S. Miguel e todos os Santos Anjos – FESTA * Na Congregação dos Missionários do Coração de Maria – S. Miguel e todos os Anjos – FESTA

Ter. Set. 29
São Miguel, São Gabriel e São Rafael
Qua. Set. 30
São Jerónimo

• A paróquia de Budens tem, desde o passado domingo, novo pároco, nomeado a semana passada pelo bispo do Algarve. A paróquia inclui as comunidades do Burgau, Figueira, Salema e Vale de Boi e o padre José Chula acumulará com as de Raposeira, Sagres e Vila do Bispo, de que já é prior desde 2018. A […] The post Paróquia de Budens já tem novo pároco first appeared on Diocese do Algarve.

• O núcleo algarvio da ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores promove no próximo dia 9 de outubro, uma palestra com o CEO do grupo Pestana, José Theotónio. A iniciativa, sobre o tema “Construir a Esperança na Crise: A Força de sermos Frágeis”, marcará a abertura do ano 2020/2021 da ACEGE Algarve e contará […] The post Núcleo algarvio da ACEGE promove palestra com CEO do grupo Pestana first appeared on Diocese do Algarve.